Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

09
Mar08

De Encontro ao Pára-Brisas - Parque Mayer

condutoras de domingo
Há quem pense que a única coisa de interessante que se passa no Parque Mayer é a Revista Hip Hop’arque. Mentira. Em primeiro lugar, porque “interessante” não é o termo. Actividades em que entram a Marina Mota e o Carlos Cunha podem provocar-nos uma alegria esfusiante mas não despertam “interesse”. Continuando: pelo Parque Mayer passam muitas mais coisas, sobretudo ideias de conceituados arquitectos da nossa praça. O presidente da Câmara de Lisboa anunciou as cinco propostas vencedoras para a reabilitação do Parque Mayer. E há ideias para todos os gostos! Desde hotéis até spas, passando por restaurantes, residências artísticas, centros de exposições. Nós não queremos ser do contra, mas isto é mesmo parecido com o que aquele senhor… como é que se chamava? Frank Gehry, acho que era isso, apresentou há uns meses atrás. Mas António Costa não queria projectos megalómanos para o Parque Mayer. Por isso optou por estas ideias, que só prevêem hotéis de luxo e um funicular. Eu não sei o que vocês acham, mas a mim funicular faz-me sempre lembrar neve. E isso dá-me uma ideia muito mais engraçada para o dito parque Mayer, e zona envolvente. Porque não construir uma estância de Ski? Começava ali no Príncipe Real – até porque “Rua do Sol ao Rato” é um nome com tanta ênfase como Formigal ou Pas de La Casa. A Escola Politécnica podia passar a escola de Ski e Snowboard, e na Praça da Alegria podiam estar as pistas pretas, as mais difíceis de descer. No caso do executivo lisboeta temer, de morte, os autarcas de Seia e Gouveia, e não querer fazer frente à Serra da Estrela, há opções mais pacíficas. Nós aqui nas Condutoras não percebemos muito de plantas e alçados, mas fizemos umas propostas à maneira. Podemos criar o Parque Natural de Mayer, com muitas espécies selvagens em habitat protegido. Não é preciso ir recolher os espécimes muito longe: há vários entre o Maxime e o Teatro Maria Vitória. Outra ideia é voltar às origens e fazer uma Feira Popular. Mas em bom. Nada de lagarta gigante e chávenas que andam à volta. Na senda dos inteligentes records nacionais, tinha de vender o maior churro da Europa ou ter a Passagem do Terror mais assustadora da Península Ibérica. Pelo menos! Aproveitando os prados verdejantes do Jardim Botânico pode inaugurar-se o Parque Mayer Naturista. O Meco está fora de moda e os nudistas sonham com uma Colina do Sol à portuguesa. Era bonito fazer-lhes o jeitinho e deixar famílias em pelota ir conhecer as hortênsias, as acácias, o herbário… Outra possibilidade é criar o Mayer Parque, nome que está mesmo a pedir um Centro Comercial. Isso sim, faz muita falta. É que chega a haver 2km em Lisboa sem uma loja da Natura!
 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D