Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

02
Mar08

Música, Maestro!

condutoras de domingo
Já estamos habituadas à febre das colecções. Aliás, estranhamos quando vamos comprar o jornal e saímos do quiosque sem dois fascículos, um dvd, um serviço de café, duas facas em inox e ganchos para o cabelo. Mas normalmente há alguma consonância entre o conteúdo dos jornais e das revistas, e as coisas que oferecem. O Jornal de Notícias oferece uma prática e útil caixa de ferramentas, que é para os empresários do Norte poderem pôr mãos à obra. O Público oferece grandes clássicos do cinema, para que os intelectuais possam deixar de citar apenas nomes de filmes que nunca viram. A Caras oferece saídas de praia e t-shirts feitas por estilistas. A Lux oferece badanas para a cabeça, e promove assim a utilização da palavra “badana”, caída em desuso há 30 anos. No fundo, é o que faz também com os dinossauros do mundo cor-de-rosa, que se conservam mesmo nas suas páginas. O Correio da Manhã, por exemplo, tem à disposição de todos – fieis e infiéis – a colecção “Via Sacra”. Cujo slogan é “Que esta colecção esteja consigo”. São 14 peças representativas do percurso de Cristo. Faz todo o sentido. Gente que lê o Correio da Manhã e acredita piamente em tudo o que lá vem só pode ser muito crente. Tudo isto faz sentido. Mas eis que resolvemos ir comprar o 24 Horas e deparamos com quê? Música, Maestro! 20 CDs com a selecção de música clássica e ópera, pelo Maestro Vitorino de Almeida. Desde quando é que uma pessoa que lê o 24 Horas está interessada na Truta, de Schubert? Mais depressa se interessa por uma Garoupa de Sesimbra, com todos. Os leitores do jornal não querem saber da Cármen nem do Barbeiro de Sevilha para nada. A não ser que haja rumores de terem um caso extraconjugal. A única coisa que pode despertar o interesse dos leitores são as capas dos cds. Por serem muito bonitas? Não. Por serem absolutamente hediondas, capazes de fazer o Beethoven mais parecido com o cão do filme do que com o compositor.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D