Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

24
Fev08

Premonições e Moita Flores

condutoras de domingo
Um dos acontecimentos que mais nos espantou – e aterrou! – esta semana, nem foi tanto pelo facto em si, mas por ter sido adivinhado e previsto há uns tempos aqui neste singelo espacinho da Antena 3. Se soubéssemos o que sabemos hoje, estávamos caladinhas e não nos púnhamos a fazer piadinhas com coisas sérias. É que elas depois acontecem. É isso mesmo. Há umas semanas, a propósito da greve dos argumentistas norte-americanos e da notícia de que o casal MCcann estaria a negociar a produção de um filme sobre o desaparecimento da pequena Maddie, construímos a tese de que, caso isso acontecesse, à falta de gente que escrevesse guiões em Hollywood, eles teriam de se virar para argumentistas de fora. “E vai que contratavam o Moita Flores?”, perguntávamos nós na altura. Sim, e vai que era ele a escrever o filme? O nosso medo na altura era que a Filomena Gonçalves acabasse a fazer de Kate MCcann, com uma daquelas perucas da Ferreirinha. Medo! Bom, não foram produtores de Hollywood mas foi uma “televisão estrangeira” a fazer a encomenda. E o facto é que Moita Flores está mesmo a escrever a história da pequena Maddie. Tal como nós previmos... e sem ajuda da madame Fonseca Santos. Isto faz-nos temer por muita coisa que já aqui dissemos. Vai que temos mesmo capacidades premonitórias? Nesse caso, vamos já aqui buscar qualquer coisa à notícia, a ver se funciona. Ora bem: diz o Diário de Notícias, por exemplo, que Moita Flores pretende fazer um “trabalho "bem feito e com seriedade", em nome do interesse público, com a história a ser contada num tom inspirado em David Linch e na sua obra Quem Matou Laura Palmer? Será que vamos ter o infernal retrato da pequena Maddie espalhado outra vez por todo o lado, só que rodeado de um saco plástico e salpicado de água? Se assim for, ao menos fechem os olhos à garota em photoshop. Só para não ser tão sinistro.
Mas, também se pode dar o caso de Moita Flores copiar de tal modo o estilo de David Lynch, e fazer uma coisa de tal modo misteriosa e envolta em penumbras que nunca ninguém a chegue a ver. É que o presidente da Câmara de Santarém – sim, é o que ele é também – diz que recebeu “um convite de uma televisão estrangeira”, que é o equivalente a dizer “ estou aí com uns projectos” ou “tenho aí uns contactos”. E toda a gente sabe o que isto quer dizer.
Nada!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D