Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

17
Fev08

De Encontro ao Pára-Brisas - LNEC

condutoras de domingo
Esta semana Mário Lino encomendou mais um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil. LNEC para os amigos. Que já somos todos, depois do convívio tão intenso com a história do aeroporto. O ministro tomou-lhe o gosto, ao que parece. Deve ter levado demasiado à letra o conselho que o psiquiatra lhe deu há uns tempos, de ouvir uma 2ª opinião. Agora usa o LNEC como conselheiro geográfico, político e até sentimental. Depois das indecisões entre Ota e Alcochete, sabemos que Mário Lino pediu também conselhos ao LNEC sobre o melhor restaurante para levar a esposa, a melhor marca de atum para fazer escabeche, e os melhores materiais para fazer um avançado na sua sala de estar. Mas aí, recomendaram-lhe antes os serviços de José Sócrates, perito em marquises e congéneres. O ministro recorre agora ao LNEC pela 50º vez, pedindo aos engenheiros que estudem a melhor solução para a TTT – Terceira Ponte Sobre o Tejo. E quem se lembrou desta sigla fez muito bem. Foi alguém que sabe que a discussão vai durar tanto que o melhor mesmo é reduzir a ponte a 3 letras.

Em cima da mesa estão já as hipóteses Barreiro/Chelas, Montijo/Beato e Alcochete/Alverca. E estão mais na forja, ao que sabemos. Mário Lino afirmou já que vai comparar todas as hipóteses que sugerirem para a nova ponte. Desde que sejam credíveis! Claro. Isto vem ao encontro das declarações de Louçã, que exigiu um concurso público e transparente. Para fazer a vontade a ambos, e fazer ao mesmo tempo serviço público, vamos apresentar as nossas sugestões. Que vão merecer certamente um estudo de impacto ambiental, porque são altamente credíveis. Em 1º lugar, achamos que tudo podia resolver-se com uma Vasco da Gama + 1. Para os inconformados, como nós, que acham que o aeroporto da Portela dava perfeitamente conta do recado, há agora a hipótese de ajuste de contas. Faz-se um 2º andar na Vasco da Gama e está resolvido. Outra hipótese de consolação é uma ponte Ota/Salvaterra de Magos, para os otenses recuperarem o ânimo perdido. Para quem gosta mesmo é de inaugurações, com fitas para cortar, nada como uma ponte Janelas Verdes/Cacilhas ou Santos/Porto Brandão. Que assim a malta adepta dos copos já está ali na zona. Nem é preciso levar champanhe, que eles já têm que chegue. Basta fornecer croquetes. E todos sabemos como dá jeito economizar depois duma obra assim. A verdade é que nenhuma destas propostas supera a utilidade da Barreiro/Chelas, no que respeita a encontro de gangs. A única que poderá fazer-lhe frente é Dafundo/Trafaria, com uma boa quantidade de indigentes e sem abrigo dispostos a fazer a travessia. Tem-se falado muito na construção duma ponte a norte da Vasco da Gama. Se é para ser assim, apostamos em Azinhaga/Chamusca. A bem do desenvolvimento. Não da região, mas dos gémeos das pernas dos atletas de domingo. Que já fazem a maratona da 25 de Abril com uma perna às costas e estão a precisar de novos desafios.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D