Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

17
Fev08

Preservativos Grátis

condutoras de domingo
Se há maravilha de que os portugueses gostam é de coisas grátis. Ou, como dizem as velhotas que tanto adoram amostras de detergente ou chocolate, “coisas grátes”. Mas se os idosos de todas as cores e credos são quem mais ama a gratuitidade, não vamos por isso assobiar para o ar e fingir que não é nada connosco. Ora façam lá o vosso exame de consciência: quantos de nós nunca nos passeamos insistentemente no mesmo corredor do supermercado apenas para poder recolher repetidamente inúmeras amostras de salsichas, bolachas ou molho pesto? É ver-nos sair do hiper de barriga tão consolada que até dispensamos romaria ao estabelecimento de fast food mais próximo. As “coisas grates” enchem-nos a todos de um quentinho inigualável e de uma sensação de termos feito um bom negócio sem sequer termos marcado o verde-código-verde.
Por isso é que aplaudimos a nova medida dos Centros de Saúde, que consiste em entregar quantidades gratuitas e ilimitadas de preservativos, sem que sejam feitas quaisquer perguntas. Isto faz com que além dos preservativos para os fins que vêem escritos na embalagem, possamos igualmente recolher sacadas para usar em festas de crianças, por exemplo – para encher como balões e fazer animais. Ou então que os usemos como luvas de lavar a loiça. Ou como pastilhas elástica, se forem preservativos com sabores. Ou mesmo para encher de droga, engolir e passar no aeroporto para um tráfico sem vestígios. Enfim, sabemos que o Natal ainda vem longe mas já estamos a adivinhar a quantidade de malta que irá buscar preservativos grátis para os poder embrulhar e oferecer a toda a família – dizendo à avozinha que se trata e uma touca para o banho.
O limite da quantidade dos preservativos a distribuir vai ser apenas um: o bom-senso. Cabe a cada centro de saúde perceber se a quantidade de preservativos pedidos por um jovem se destinam a uso próprio ou se o tipo vai montar uma banquinha num festival de verão para os tentar vender e fazer negócio. Mas para nós o problema começa logo na expressão “bom senso” – algo que todos os órgãos do Sistema Nacional de Saúde não costumam ter. Adivinham-se para breve filas de espera e burocracias várias para se poder ter um pedaço de látex para passear connosco na carteira.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D