Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

10
Fev08

Telmo Correia

condutoras de domingo
É um dado adquirido que todos os portugueses acham que os políticos não fazem nenhum. Citando a mítica expressão, “o que eles querem é poleiro” e vergar a mola como o Zé Povinho é que nada. Daí o ser tão refrescante saber de um político que não só trabalha que se desunha como ainda por cima é modesto a esse respeito e prefere que não se saiba. Mas nós nas Condutoras ficamos de coração partido por ver tal profissionalismo e abnegação ficarem anónimos, pelo que vamos fazer justiça: senhoras e senhores, as vossas palmas para esse profissionalão de mão cheia que é Telmo Correia. O jornal Público revelou que o militante do CDS-PP e ex-ministro do Turismo do Governo de Santana Lopes assinou trezentos despachos na madrugada do dia em que o novo executivo, liderado por José Sócrates, foi empossado no Palácio da Ajuda. Sim, ouviram bem: trezentos despachos. Acreditamos que foi porque não queria deixar a nova pessoa, que ia ficar com a sua função na manhã seguinte, com imensa papelada logo no primeiro dia. Telmo Correia é uma pessoa que não empurra o seu trabalho para os outros, que não se descarga da sua responsabilidade com um encolher de ombros e um “o outro gajo que faça”. Nada disso! Correndo o risco de deslocar um pulso devido ao esforço, o que tragicamente levaria a que nunca mais pudesse acompanhar os seus amigos benzocas numa partida de ténis, Telmo assinou e assinou. Era ver as canetas BIC já sem carga a amontoarem-se em seu redor. Achamos comovente. E, pelos vistos, deve ser o bonito modis operandis ético de todo um partido, já que Telmo Correia não foi o único membro do CDS-PP a fazer esta proeza: já o seu líder Paulo Portas se fartou de trabalhar na noite antes de sair do Governo, fotocopiando sem dó tudo em seu redor.

Portas foi mais longe na sua dedicação, fazendo mesmo o trabalho que normalmente está a encargo de uma secretária! Mais um bocadinho e estava a esfregar vidros com papel de jornal com a Dona Florinda das limpezas. Dizem as más-línguas que a maratona do ex-ministro do Turismo não lhe deixou espaço para se inteirar de tudo o que estava a assinar à pressa. Nada mais injusto! Então nós passamos a vida a queixar-nos de que Portugal é um país lento e burocrático, onde os organismos do Estado se arrastam penosamente, e vamos agora desancar o único homem que é rápido? E que ainda por cima, esquecendo por instantes da sua condição de funcionário público, não pára nem para tomar cafezinho, folhear a TV7Dias ou fazer um forward de um mail com um powerpoint muito giro do Snoopy? Mau! Força, Telmo. Estamos contigo.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D