Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

10
Fev08

Realidade / Ficção

condutoras de domingo
A História de cada país é feita de mitos. Personalidades fortes, emblemáticas cujas fronteiras entre realidade e ficção foram apagadas pelo tempo. Por exemplo: ninguém sabe se o corajoso Viriato existiu ou não. Ou se a Padeira de Aljubarrota foi aquilo tudo que se conta. Ou se Santana Lopes foi mesmo Primeiro-ministro ou se tudo não passou de um fruto demente da nossa imaginação. Foi a pensar neste tipo de confusões que um jornal inglês resolveu fazer um inquérito aos jovens britânicos sobre diversas personalidades. O resultado foi uma grande confusão. Mais de 50 por cento dos jovens acreditam que Winston Churchill, Primeiro-Ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial, é uma personagem de ficção. Por sua vez, personagens ficcionados como Robin Hood, Eleanor Rigby, Sherlock Holmes e o Rei Artur terão existido realmente. Nós compreendemos o porquê destas respostas. Os ingleses preferem viver na ilusão de que descendem de linhagens bravas e carismáticas… do que aceitarem que as suas grandes figuras são no geral pálidos e com uns dentes piores do que o Emplastro ou mesmo a Vanessa Fernandes. Em Portugal ainda não foi feito um inquérito destes, mas as Condutoras já sabem o resultado final – Salazar ganha. Não sabemos bem o que é que ele ganha, só sabemos que este homem é mais papa-concursos do que aquele engenheiro que nos anos 90 limpava sempre tudo o que era Casa Cheia e Roda da Sorte.  Não temos dúvidas de que Salazar existiu mesmo – não pomos a vida do senhor em causa, apesar daquela história de ter caído de uma cadeira mais parecer uma piadola/barra/coincidência rebuscada de uma novela do Rui Vilhena. Temos dúvidas, isso sim, é se o homem morreu mesmo ou não. Às vezes ele está tão presente e é tão citado que temos a sensação de que os taxistas deste país podem suspirar de alívio – afinal, há mesmo um Salazar em cada esquina.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D