Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

14
Out07

O Que É Nacional É Bonzinho - Famílias Numerosas

condutoras de domingo

O Instituto da Droga e Toxicodependência tem a cabeça a prémio, e famílias com mais de dez irmãos à perna.
As condutoras agora tomaram o gosto dos trocadilhos, não querem outra coisa. Mas vamos ao que interessa: a droga. Ou melhor, uma campanha publicitária que provocou “o mais vivo repúdio” (é assim que eles dizem) por parte da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. E eu que pensava que ela servia só para pedir subsídios de fraldas e babygrows, ou para alimentar aquelas reportagens que a Conceição Lino faz de tempos a tempos, mostrando famílias com vinte membros, em que todos cantam, tocam viola e ajudam a pôr a mesa. Afinal não. Afinal, esta associação com um nome tão comprido como certas famílias (ou programas da TVI) tem uma verdadeira utilidade social! Denunciar esses senhores do tal instituto, que andam a promover descaradamente a droga, espalhando postais por todo o lado. Nesses postais podem ler-se sábios conselhos, tais como: “não partilhes tubos para snifar cocaína” ou mesmo “alterna a narina que utilizas”. São dadas também dicas para viajantes, como “evita consumir LSD em ambientes hostis ou desagradáveis” e “não assustes uma pessoa que esteja a tripar”. Não vejo em que é que estas sugestões divergem dos valores defendidos pelas famílias numerosas. Pelo contrário. Parecem-me apenas princípios de solidariedade e boa camaradagem. Mas eles discordam e, no último comunicado dão uma demonstração clara de profundo sentido de humor, prevendo quais serão os próximos passos, rumo ao degredo total: maços de tabaco com o aviso "se fumares e tiveres tosse toma pastilhas de mentol" ou campanhas de prevenção rodoviária com o slogan “se os teus filhos andarem sem cinto de segurança, leva no teu carro mais ligaduras e tintura de iodo". Estas famílias numerosas são realmente danadas para a brincadeira. E eu a pensar que se ficavam por jogar uno master ou um dominó ao serão.
No centro de toda a polémica está João Goulão, presidente do Instituto da Droga e dinamizador desta campanha. Em declarações à Lusa disse que a campanha é dissuasora pela positiva, até porque toda a gente sabe que "a mensagem de que a droga mata já está ultrapassada por questões de evidência científica" e, mais importante ainda: “o marketing desaconselha o uso do não”. Ah, isso sim é uma coisa perniciosa. A negação! A cocaína nem tanto. Isto leva-me a crer que o próprio clã Goulão é uma família bastante numerosa, que passou os últimos anos a cantar baladas do André Sardet em coro. É a única coisa passível de explicar estas afirmações do senhor presidente. Ou isso, ou não alternou a narina.

As Condutoras de Domingo não conseguem deixar de se questionar sobre a parte destes postais educativos que diz: “evita consumir LSD em ambientes hostis ou desagradáveis”. Talvez estejam a falar da noite no Porto, que de facto é um ambiente a evitar, se não tivermos uma caçadeira de canos cerrados à mão. Ou, então, tratando-se de droga, talvez seja sobre a Cova da Moura, que é realmente um bocado “desagradável” para consumir LSD, sobretudo se se viver lá. O que é que os senhores do Instituto da Droga querem dizer “ambientes hostis e desagradáveis”?

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D