Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

03
Fev08

Está a Falar de Quê? - Litoral Mar

condutoras de domingo
Nós, portugueses, já devíamos ter aprendido que o Algarve não é para nós. Mas insistimos na reconquista das praias quentes do país. E insistimos de tal forma que andam por aí uns panfletos que apelam à compra de apartamentos no sul de Portugal, aliciando-nos com aquilo a que chamam um «investimento garantido na costa atlântica do sul da Europa». Ou seja, um apartamentozito europeu num complexo da europeia Praia da Rocha chamado Litoral Mar, por 1900 euros o metro quadrado europeu. Ora eu, como qualquer boa condutora de Domingo, gosto de praia e resolvi ler o panfleto. Percebi que, de facto, aquilo não me é dirigido, nem a mim nem a nenhum português com bom senso e bom gosto. Não apenas pelas fotografias piores que más que ilustram a quantidade de adjectivos foleiros com que é descrita a Litoral Mar, mas também pelo emprego de palavras estrangeiras no meio de um texto supostamente escrito em português. É que conseguir acumular num só parágrafo «espectacular»,«privilegiada»,«admiráveis», «magnífico», «prestigioso» e «formosas» é desde logo um sinal de que aquilo até pode ser tudo isso, mas dificilmente será BOM. E mais, quando procuramos informações capazes de provar o quão espectacular é a Litoral Mar, deparamo-nos com erros ortográficos e vocábulos em espanhol. É o caso de «enderço» em vez de «endereço» ou de «financiamento a 20 años». O que é que me interessa a mim poder pagar o apartamento em 20 «años» se não sou espanhola?! Ainda assim, continuei a insistir; fui a www.litoralmar.com. Escolhi a versão portuguesa e fui recebida com uma gaffe tão hilariante que mais valia dizerem logo «põe-te a andar daqui para fora, “Tugazita”, que isto não é para ti». É que, por cima de um número de telefone, aparece «Chame-nos», como quem diz, pegue aí no telefone, marque o número e berre a plenos pulmões «Litoral Mar!».

Quem vir as versões em inglês e espanhol do site percebe a razão disto. Lá estão o «Call us» e o «Llámenos». Se calhar, os responsáveis pela comercialização da Litoral Mar é que têm razão em enxotar os portugueses. Não há dinheiro nos nossos bolsos e o Algarve há muito que foi colonizado por estrangeiros. No fundo, eles, tenham eles a nacionalidade que tiverem, estão um passo à frente e até já celebraram o acordo ortográfico. No site, o «enderço» para onde podemos “contatá-los”, assim mesmo, sem “c”, transforma-se em «direção», com direito a apenas um “c”. São uns visionários. Mas não levam a melhor: nós, afinal, somos os únicos que sabemos que aquelas imagens do site com golfinhos espectaculares e europeus, a serem de águas portuguesas, só mesmo se forem da setubalense costa azul. Ou então do algarvio Zoomarine.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D