Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

03
Fev08

Destravados - Jerome Kerviel

condutoras de domingo
Esta semana, é com uma certa dose de respeito que encostamos o carro à berma para observar o nosso Destravado. Está bem que ele cometeu um crime, mas foi um daqueles limpinhos em que não morre ninguém. E foi um crime que quase lhe valeu 4,9 mil milhões de Euros. E atentem bem na brutalidade desta soma: 4,9 mil milhões. O nome do quase milionário é Jerome Kerviel e trata-se de um corrector francês de 31 anos que por pouco não levou à falência a sua entidade empregadora, o banco Société Générale. Jerome não estava a brincar em serviço: este foi o maior desvio de sempre da História da banca mundial. Dava para fazer os dez estádios do Euro, meia dúzia de aeroportos no deserto e umas dezenas de liftings aos animais de estimação do José Castelo Branco. Mas Jerome acabou por ser apanhado e arrisca-se agora a passar sete anos na prisão – isto se não tiver um mapa de fuga tatuado no peito, claro está.
Há quem se queixe que o que falta à juventude hoje em dia é ambição. Pois não era de todo disso que este jovem corretor carecia. O problema foi mesmo o oposto. Ele não se contentava, vá, com uns meros dois ou três milhões de Euros? Já era coisa para pagar a pronto um bonito apartamento na Quarteira. Para quê logo essa maluquice de tentar transferir um Produto Interno Bruto para a sua conta e achar que ninguém ia dar por nada? É claro que alguém o ia topar. Nem que fosse o seu gerente de conta, que ia logo esfregar as mãos de contente e ligar de cinco em cinco minutos a propor cartões de crédito e investimentos com nomes de siglas malucas. Jerome Kerviel soprou no nosso balão e acusou 4,9 de destravadice no sangue. Parece muito? Bom, é um pontito por cada um dos mil milhões que não conseguiu desviar.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D