Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

27
Jan08

Unidose

condutoras de domingo
Todo o drama da família poderia ter sido evitado se a proposta do CDS-PP para a venda de comprimidos em unidose tivesse sido aceite e já estivesse há muito tempo em vigor em Portugal. Com uma carteirinha só com um soporífero à mão, seria mais difícil pôr a pequena Maddie a dormir. Logo, seria mais difícil ela desaparecer...
Mas o que está feito, está feito. E isso já lá vai. De qualquer forma, a proposta foi chumbada e os medicamentos vão continuar a ser vendidos em caixas de 12, 24, 36 e, por ai fora. Isto apesar de se ter provado que um quinto dos remédios receitados não são utilizados.
A associação portuguesa da Indústria farmacêutica diz que a venda em unidose põe em risco a saúde pública. E é capaz de ter razão: se as pessoas apenas usarem os 3 benurons de que precisam e deixarem o resto da caixa a apodrecer na gaveta, como é que os farmacêuticos vão conseguir avaliar os prazos de validade dos medicamentos? Há todo um estudo cientifico aqui!
Além de que se comprássemos apenas os 5 anti-gripe de que precisamos em vez de uma caixa inteira, gastávamos muito menos dinheiro. E isso é muito mau para a saúde pública... sobretudo para a saúde pública de alguns industriais de farmácia que passariam a andar mais chateados pois já não poderiam comprar um carrinho novo. De qualquer forma, que não se pense que o governo pôs de lado a ideia da unidose. Não. O executivo gostou da proposta do CDS-PP e vai usá-la... mas não nos medicamentos. Prefere antes aplicá-la no sector das urgências. Sim, porque no final o objectivo é haver mesmo só uma.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D