Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

20
Jan08

Estação de Serviço - Talho Valadares

condutoras de domingo
Pois é! Hoje viemos ao local mágico de onde emergem as salsichas! Esta frase é quase profética, se não fosse a parte nojenta do fabrico de enchidos! Antigamente acreditava que o fiambre era feito numa fábrica. Foram anos difíceis para os meus pais, que tentavam explicar-me que aquilo que vinha para a mesa com uma maçã na boca não era um Sicasal. Custou-me mais enfrentar a existência de porcos do que a morte do Pai Natal. Sobretudo porque esse velhote nós nunca comemos com ovo a cavalo! Mas pronto, agora já me sinto capaz de enfrentar esse altar de sacrifício de bovinos e suínos: o talho! Mas não trazia as minhas companheiras de viagem para um talho qualquer! Trouxe-as ao Talho Valadares. Cujo slogan é: “um amor antigo feito serviço de qualidade”. Amor é o que não falta por aqui! Entre doses generosas de Coelho e Moelas, há um homem apaixonado pelas carnes. E é um homem que impõe respeito. Quanto mais não seja por causa daqueles facalhões que eles usam, e daquelas luvas em liga de metal. Que, digam o que disserem, cá para mim são para não deixar impressões digitais quando assassinarem alguém. Um cliente que duvide da qualidade das almôndegas, ou assim! Bom, o homem em causa tem nome, e que nome: Eleutério Valadares. O anúncio que faz ao seu talho é bem mais do que publicidade, é uma declaração de amor, sob a forma de biografia! Reza assim: podia ter ido parar a qualquer profissão mas quis o destino que fosse trabalhar para um talho aos 13 anos. Sempre gostei e sempre tive saúde para isso. Eleutério diz que a sua vida até dava um livro, e que se sente realizado por ver satisfeito um sonho que desde sempre caminhou consigo. Isto traz-me à cabeça uma só imagem: Eleutério, pequenino, de mochila às costas, a caminho da escola. Andando a seu lado, um novilho bem gorducho. Enquanto os outros meninos tinham cães e gatos de estimação, Eleutério tinha um boizinho. Nas aulas os colegas apontavam países no mapa. Eleutério apontava as zonas na vaca: cachaço, pá, chambão, vazia, aba grossa, rabadilha, pojadouro, ele sabia tudo. E valeu a pena estudar! Porque hoje há uma funcionária da Câmara que diz “O Valadares é o melhor projecto de talhos que já vi”. E isso recompensa todo a dedicação. Eu, que nem como carne, fiquei com vontade de almoçar um entrecosto. Solidária com Eleutério, que padece do mal que assombra os pequenos comerciantes. Não tem nada a ver com BSE ou gripe das aves. O mal são as grandes superfícies! Da próxima vez que pensarem comprar chispe de porco no Jumbo, lembrem-se: há uma família Valadares em Algés que depende da vossa boa vontade (e vontade de fazer chispalhada) para sobreviver! Vão até lá comprovar que quem vende carnes frias pode ter coração quente!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D