Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

20
Jan08

Guerra do Lixo

condutoras de domingo
Portugal, honra lhe seja feita, conseguiu transformar o lixo numa coisa fofinha. Vejam-se o anúncios do Ecoponto. Todos eles cheios de crianças felizes, vestidas com cores garridas, pulando de contentação e pureza infantil perante a visão de um contentor para embalagens. Tudo isto faz do nosso lixo um lindo mundo de ternura.
Mas em Nápoles a realidade é bem diferente. Não há criança com um laçarote amarelo ou miúdo com uma falha adorável entre os dentes da frente que torne mais tolerável a quantidade de lixo que vai naquelas ruas. Sete mil toneladas de lixo, para sermos mais precisas. E tudo isto porque a lixarada é o negócio da moda junto da Máfia. Esqueçam o tráfico de diamantes, a extorção, as cabeças de cavalo morto na cama. O que está mesmo a dar é deixar os restos de sardinha e casca de laranja da Dona Odete (nome tipicamente italiano) apodrecer ao ar.  A Camorra – máfia local de Nápoles – está envolvida do negócio da colecta de lixo o que, misturado com a falta de funcionários camarários para resolver o problema, está a deixar a cidade com um look semelhante ao da Caixa Forte do Tio Patinhas. Só que em vez de se nadar em dinheiro, pode dar-se umas braçadas em fraldas usadas. Várias soluções foram já tentadas, nenhuma com particular êxito. A população começou por queimar o lixo. E é aqui que se vê que não estamos a lidar com portugueses. Se fosse cá, aproveitava-se logo a colossal chama dessa fogueira para assar o maior Pão Com Linguiça do Mundo ou o maior Pudim Molotov da Galáxia, que oportunidades destas para se entrar para o Guiness não devem ser desperdiçadas. Como queimar não resultou, o Governo decidiu antes sacudir a poeira para debaixo do tapete. Uma poeira com apenas umas meras 700 toneladas. Parte do lixo foi enviada para a ilha da Sicília. O que nos parece uma coisa muito inteligente: ora vamos resolver o problema com uma máfia mandando porcaria mal-cheirosa para o lugar que é, apenas, o berço da máfia. Resta aos responsáveis por esta decisão rezar para que o lixo chegue aos rios e mares em grande quantidade e consistência. É que assim, quando os atirarem à água com cimento nos pés, vai ser mais fácil não ir ao fundo.


Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D