Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

13
Jan08

Agarrado ao Pára-Choques - Coca no Polvo

condutoras de domingo
Esta semana foi desmantelada uma rede mafiosa especial. Sénior. Os criminosos espanhóis apanhados tinham entre 60 e 76 anos. Digamos que em vez de irem para a prisão deviam ir para um Lar ou Centro de Dia, jogar à malha e fazer palavras cruzadas. Ou, melhor ainda: trocar fascículos da Teleculinária. É que esta malta, apesar de traficar estupefacientes, é muito dada à gastronomia. No porto de Lisboa foram apreendidas 600 caixas de polvo congelado e, lá pelo meio, 9 toneladas de cocaína. A Polícia Judiciária elogiou o modus operandi do grupo, que dissimulou cocaína numa solução aquosa em embalagens de polvo. Eu tenho para mim que a intenção deles nunca foi traficar nada. Existem várias hipóteses, sendo a última delas querer realmente vender substâncias químicas e causar danos irreversíveis em milhares de jovenzinhos. Até porque esta gente tem netos, o máximo que quer distribuir pelas crianças são gomas e rebuçados. Uma das explicações possíveis é esta: alguém lá na Venezuela convenceu este gang de velhotes que havia uma óptima especiaria para fazer Polvo à Espanhola. Isto, confiando que eles estão senis. E que foram já no passado aldrabados com mentiras semelhantes. Como daquela vez em que substituíram farinha Branca de Neve por Antrax, para fazer tortilhas. Se, pelo contrário, quisermos crer que este pessoal está mais lúcido que todos nós juntos… A teoria terá de ser outra. Estes homens, mais do que chefes de cozinha, são verdadeiros poetas. Tudo isto não passou duma homenagem à célebre “La Piovra”.

 

Tendo consciência que aqui na Península Ibérica o expoente máximo da série policial mete pastores alemães, dobrados ou não em espanhol… Esta rede mafiosa quis fazer um elogio, sob a forma de metáfora, à máfia italiana. Como? Transportando a droga nos tentáculos do polvo. Isto é duma beleza estética inegável. Nem Corrado Cattani nas suas aventuras, nem tão pouco Tony Soprano nas suas discussões familiares, fizeram uma homenagem tão bonita e sincera à máfia. Enfim, independentemente do mote do crime, uma coisa é certa: estão de parabéns. É sempre louvável ver que a população idosa não se resigna, nem fica fechada em casa a ver concursos. Acho que as redes mafiosas deviam recrutar mais reformados. Porque eles têm uma sabedoria de deixar invejoso qualquer adolescente. Para quê engolir sacos de plástico com droga quando pode simplesmente fazer-se uma caldeirada de chocos com heroína, e passar na fronteira como quem vai fazer um piquenique a Jerez de La Frontera?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D