Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

23
Dez07

Choque Frontal - Leopoldina vs. Popota

condutoras de domingo
Este Natal promete ser tudo menos harmonioso nos hipermercados. As mascotes estão em pé de guerra. Leopoldina defende as cores do Continente, Popota as do Modelo. Todos sabemos que “Modelo e Continente” é já um par mais inseparável que Modelo e Detective. São ambos da Sonae e, como tal, esta é uma luta fratricida. Ao melhor estilo Paulo vs Miguel Portas. Sendo que a representante da direita conservadora é claramente a avestruz, e a esquerdista a hipopótama. Mas não podemos reduzir este duelo a facções políticas. É bem mais complexo que isso. Leopoldina é a irmã mais velha e já tem um império considerável: o Mundo Encantado dos Brinquedos. No fundo, esta avestruz é a transposição de Belmiro de Azevedo para o universo animal. Sóbria QB, mas com olho para o negócio. Tanto olho que este ano junta ao CD do costume, um DVD. É Leopoldina 2.0, rumo ao futuro. Já a imberbe Popota, além de fazer lembrar a vocalista dos Buraka Som Sistema, é um pouco mais rural. Em vez dum reino encantado, tem a singela “Quinta da Popota”. Se quisermos continuar com as equivalências, Popota seria empregada de caixa no Modelo de Cinfães e teria um poster do Comandante Ronaldo no seu cacifo. No site diz que quando for grande quer ser médica, cantora, ou dos Médicos sem Fronteiras. Será que Popota acha que isso é o nome duma boys band? Lá diz também que adora chocolate de leite e gomas de ursinhos e gelados, mas tudo com peso e medida, pois se engordar muito é mais difícil dançar. Mas ela é um hipopótamo, é o cúmulo da obesidade no reino animal… o que é que interessa se come um balde de Haagen Dazs ao pequeno-almoço? Sim, eu sei, que é uma hipopótama especial. Que dança. Que podia até entrar na nova revista do Parque Mayer, dando mais sentido que nunca ao título “Hip Hop Arque”. Uma hipopótama que na sua gala, Causa Maior, foi vestida pelo estilista Nuno Baltazar. Fazendo Elena Miró temer o fim do monopólio dos tamanhos XXL. E ainda bem que falamos em galas, porque até nisto Popota é bem mais modesta. Teve só uma Catarina Furtado e uma plateia cheia de fãs de Tony Carreira, que achavam que a mascote estava lá para distribuir amostras de detergente. Já Leopoldina teve direito à famosa gala da TVI, com solos de Manuela Moura Guedes e tudo. A clivagem social é gritante: Popota tem um livro de receitas onde, entre repolho e rabanadas, há um conto de Sónia Araújo. Já Leopoldina, tem um Musical no CCB. Sinceramente não sei quem ganhará: se a força bruta de Popota ou a estratégia de Leopoldina. A única coisa que tenho como certa é esta: Rik e Rok são judeus. Não há outra explicação para as mascotes do Jumbo estarem assim tão alheadas do confronto natalício.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D