Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Dez07

Hoje Deviam Fazer Anos - Manoel de Oliveira

condutoras de domingo



Hoje devia fazer anos… Manoel de Oliveira. Sim, nós sabemos que ele fez 99 esta terça-feira. E é por isso mesmo que devia comemorar mais um aniversário ao domingo. Para se tornar num centenário instantâneo e, pela primeira vez na vida, fazer alguma coisa depressa! Nos festejos de terça, o realizador deu mais uma vez provas da sua incrível lucidez, ao dizer: “não olho para os filmes que fiz”. Não há atitude mais racional que esta! Acrescentou também que tem projectos para mais 50 anos. Para já, vai realizar “O estranho caso de Angélica”, título que faz lembrar “Verónica decide morrer”, do Paulo Coelho. Esta aproximação ao universo esotérico, brasileiro e mainstream leva-nos a crer que, nos próximos 50 anos, Oliveira vai operar uma viragem na sua carreira. Entusiasmado com esta rápida passagem dos 99 para os 100, vai provavelmente dedicar-se a um género audiovisual mais veloz. As telenovelas. Rui Vilhena e Atílio Riccó que comecem a fazer as malinhas, que Oliveira vai a caminho. Pronto para fazer esquecer obras como Terra Nostra, Uga Uga ou… Deixa-me Amar. Numa época de revivalismo, com o remake de Vila Faia quase a estrear, Manoel de Oliveira, resolveu fazer versões novelescas de alguns dos seus sucessos. Em Janeiro estreia na SIC Floribelle Toujours – onde Bulle Ogier mantém monólogos com árvores e troca duas palavras por episódio com Ricardo Pereira. Na TVI poderemos ver Viagem ao Princípio do Mundo Meu, em que o algarvio Marcello Mastroianni adopta Margarida Vila Nova. Mas hoje é dia de festa, não se fala mais em trabalho. Resta dizer que invejamos o seu estatuto. Não de realizador mais velho em actividade, nem de cineasta mais premiado, mas de “única pessoa que nasceu no séc. XX mas tem direito a assinar em português arcaico”. Parabéns Manoel!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D