Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Dez07

Destravados - Jack Bauer

condutoras de domingo

Quando chega a esta altura no ano, rimo-nos com a fofura e inocência das crianças que ainda acreditam piamente no Pai Natal. É vê-las todas felizes, correndo para a janela para ver passar um trenó imaginário puxado por renas que não existem – e ainda bem, porque a QUERCUS reprovaria tal violência para com os animaizinhos. E nós rimo-nos por as ver assim esbaforidas com uma personagem que afinal não existe. E pensamos na desolação que vai ser quando aquela criança finalmente aprender que o Pai Natal não passa de uma mãe esbaforida aos encontrões no Toys’r’us do Colombo e jurando vingança eterna à pessoa que chegou ao último exemplar da boneca Violeta antes dela.

E foi exactamente assim que nos sentimos esta semana: como uma criança que descobriu que o Pai Natal não existe. Tudo porque Jack Bauer está preso há dez dias. Há exactamente 240 horas. Ora então não era suposto o homem pirar-se em todo o estilo em apenas 24?! O Jack Bauer que consegue dar cabo de um Joaquim d’Almeida a fazer de cubano, que fala ao telefone que se farta, que salva o presidente dos Estados Unidos, que deixa os terroristas a chorar… não consegue fugir de uma mísera prisão na Califórnia? Esta magoou-nos. Doeu. Foi a queda de um mito. Não corremos para a janela para ver trenós, mas corremos para o televisor para ver seis temporadas. Dedicámos-lhes dias inteiros. Apenas para agora descobrir que Jack Bauer não existe. Que Jack Bauer é um choninhas que se resigna a permanecer na cadeia e a partilhar o duche com o Carlão.



Tudo bem, podem vir tentar dizer-nos que quem está preso é o actor Kiefer Sutherland e não o personagem. Que ele tem de ficar 48 dias na choldra porque foi mais um entre os ziliões de actores apanhados bêbados ao volante este ano. Mas nada disso nos consola. Quando uma criança descobre que o Pai Natal que viu no Centro Comercial não passa de um aluno do Chapitô - que nem barba tem - não fica mais consolada por se aperceber desta noção de personagem, pois não? Ora connosco é a mesma coisa. Estamos a sofrer e nada nos consolará.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D