Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Dez07

Campanha Portugal

condutoras de domingo

Há quem diga, a avaliar pelo número de empresas espanholas no nosso país, que há muito tempo que Portugal está à venda. Mas desde o passado dia 13 a coisa é oficial: Portugal tem uma campanha publicitária, qual marca de margarina ou modelo de carro familiar.

A campanha visa vender a imagem de Portugal lá fora, mostrando ao mundo que somos mais do que uma nação com praias, sol, boa comida e Maddies desaparecidas. Para tal hercúlea tarefa foram escolhidas algumas personalidades que simbolizam a modernidade e competência do nosso país, entre as quais Cristiano Ronaldo, Mourinho e Mariza. Ou seja: a fama que queremos ter é a de um sítio onde se rebola em camas, se manda vir com todos e se projecta a voz bem alto.

Depois do rasgo iluminado que foi o Allgarve, desta vez a lógica seguida foi a de vender este cantinho à beira mar plantado como a (e citamos tal e qual vem nos cartazes) “west coast of Europe”. Ou em português: costa oeste da “Europe”. Pelo menos era assim que estava, até mandarem corrigir com um quadradinho de lona.

Portanto: a melhor maneira de nos vender ao mundo é dizendo qual é a nossa localização geográfica. Só e apenas. Não há cá a mariquice dos adjectivos ou mesmo dos trocadilhos publicitários. Portugal? Ah, é a costa oeste da Europa. E pronto, sem espinhas. É a mesma coisa que a Austrália fazer uma campanha dizendo “aquela ilha no Pacifico” ou os Estados Unidos fazerem um anúncio declarando “aquele país que o nosso próprio Presidente não sabe apontar num mapa”.

Mas a verdade é que a mera expressão “west coast of Europe”, tão simples e tão singela, encerra muito mais do que aquilo que parece. Faz de nós os bad ass motherfuckers da Europa. Ai, é West Coast, como na América? Então, se é à americana, nós somos west side, man! Digam lá se não nos dá um ar gangsta? Digam lá se não faz este país tão cinzentinho parecer um vibrante e colorido jogo de Grand Teft Auto?

Nada disto é por acaso, já percebemos. De facto, Portugal tem andado muito west side. Ainda não nos morreu nenhum Tupac Shakur, mas tem havido muito balázio por aí. No fundo, esta campanha está atenta à actualidade e sabe que Lisboa e Porto andam a viver momentos dignos de filme por causa da violência na noite. As rivalidades entre gangs de bares e discotecas até já nos proporcionaram rajadas de metralhadora e carros a explodir. É só trocar o Cristiano pelo Sam The Kid e os cartazes estão na mouche. Portugal vai ser o miúdo que fuma nas traseiras do pavilhão e com o qual todos os outros meninos vão querer brincar.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D