Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Dez07

Assalto à Comunidade Vida e Paz

condutoras de domingo

Se sempre for verdade que os meninos mal comportados recebem um pedaço de carvão no Natal, então há um ladrão algures por Lisboa que merece receber um pedaço de carvão do tamanho de um iceberg e espetar-se de encontra ele qual Titanic. O armazém da Comunidade Vida e Paz foi assaltado e de lá levaram toda a comida e presentes que estavam destinados à ceia de Natal que aquela associação oferece todos os anos aos sem-abrigo. A situação é chocante, mas algum bem pode ainda daqui vir. É que o assalto ficou de tal modo na boca da opinião pública que pode ser que as pessoas não só se mobilizem… como se manquem para dar coisinhas melhores. Só porque são sem-abrigo não merecem melhor do que um pacote de bolacha Maria do Continente? Porque é que não podem receber antes aquelas todas pipis cheias de chocolate e recheios? Porquê sempre esparguete e nunca um fusilli? Porquê sempre arroz agulha e nunca um basmati? Porquê comprar Ferrero Roché só para aquela tia-avó que cheira a cães molhados e que até nos assusta um bocadinho? Outra coisa que nos intriga é: o que passará pela cabeça do assaltante quando resolve roubar uma associação de ajuda humanitária? Estávamos tão bem com as dependências bancárias, as ourivesarias de bairro e as máquinas de Multibanco levadas em plena luz do dia e agora tem de vir algum malandro ganancioso dar má fama aos assaltantes deste país. Qual será o seu próximo plano? Assaltar orfanatos? Pilhar lares de terceira idade? Ir gamar carteiras para o Darfur? De qualquer modo, pode ser que ainda seja possível apanhá-lo. Afinal, alguém que gamou vinte mil pares de meias há de ter um estendal que o denuncie. É certo que nem todos podem andar na alta roda do crime, como os da noite do Porto ou os do Multibanco, mas também não é preciso descer-se tão baixo na criatividade. Apesar de tudo, ainda há para aí muita ourivesaria, muito café central com a caixa registadora cheia, não é preciso ir gamar pobrezinhos. Até porque não vem lá grande glória disso. O Ocean’s Eleven ou o Thomas Crown Affair não contam propriamente a história de um grupo de tipos que se juntam para roubar roupa dos anos 80 que já ninguém quer e latas de feijão de marca branca. E depois, porque raio é que alguém há-de querer fanar 180 litros de azeite e mais de 50 quilos de farinha? Eu, se fosse da polícia, ia investigar aquela malta que faz coisas para o Guiness, que isto tem ar de ser obra de quem está para aí a organizar a maior filhós do Mundo. Ou maior rabanada!

Ou, então, tendo em conta que a maioria das pessoas, quando tem de dar para a caridade, vai buscar coisas já no fim da validade, isto é capaz de ser gente que quer tramar algum dono de restaurante. Dois pacotes de bolacha fora de prazo em cima de uma balcão e uma denúncia a ASAE e já está: nunca mais se serve comida a ninguém. É que no que toca a despachar serviço, toda a gente sabe, não há como a ASAE. Não usam as técnicas das máfias da noite, mas são também... uma limpeza!
Bom, também se pode dar o caso deste assalto ao armazém da comunidade Vida e Paz e ter dado por alguém que queria muito participar no megacozido, que hoje está a decorrer – aliás, deve estar mesmo a começar - em Riba d’Âncora, Caminha. Sim, na senda das grandes comezainas que vão parar ao Guiness, aí está mais um grande acontecimento: um mega cozido! Este já acontece pelo quinto ano consecutivo e, este ano, mete a matança de cinco porcos, duas mil chouriças, 20 presuntos e centenas de quilos de carne. Uma coisa levezinha, portanto.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D