Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

09
Dez07

Taxa de Desemprego

condutoras de domingo
Mais uma vez o universo dos estudos, sondagens e estatísticas veio até nós. Esta semana um funcionário doente originou um erro na taxa de desemprego para Portugal. Uma gripe poderá ter estado na origem da subida da taxa de 8.2 para 8.5%.
Ao que parece o funcionário foi para casa mais cedo, e enquanto se envolvia em cobertores e se enchia de benurons, a taxa foi corrigida. Tarde demais. O tempo era de canja de galinha e termómetro, e já não houve correcção para ninguém, a taxa foi assim mesmo para o Eurostat. Entre um espirro e outro, foram só mais uns milhares de portugueses para o olho da rua. Para fins estatísticos, claro! Mas se calhar, não foram assim tantos portugueses quanto isso. É que começamos a desconfiar que não somos 10 milhões. Quem é que nos garante que a pessoa que introduziu esses dados não estava a almoçar por cima do computador, tendo deixado cair um bife panado em cima da tecla zero? Provavelmente somos só um milhão! O que, primeiro, explica a nossa baixa produtividade. Nós no fundo até trabalhamos imenso, somos é muito poucos! E depois, fica provado que os benfiquistas não podem ser 6 milhões! É que aqui é de números que se fala, e nós documentámo-nos para o efeito. Fomos estudar matemática e não há expressão de álgebra mais complexa que os binómios. Com o mítico binómio homem-cão, de que falam sempre os agentes da PSP, é o que se sabe, apresentamos agora outro bastante problemático: o binómio funcionário público-tecnologia. Tem tudo para dar… errado. Nós aqui já não acreditamos em nada. Vocês acham que o nosso produto interno bruto é mesmo aquele? Apostamos que isso foi o funcionário que trata da taxa de mortalidade que se enganou. O mais provável é que estivesse ao mesmo tempo a aderir a um serviço de SMS. Do tipo: “envia PIB para 4492 e recebe as melhores fotos do Maradona”. São confusões que acontecem.
E como esta devem já ter acontecido muitas outras! Como aquela senhora que estava a fazer um Teste de Personalidade do Dalai Lama, daqueles que se recebem no mail e têm de se enviar a 10 amigos, e preencheu mal os dados da balança comercial. E aquele outro colega? O que estava na net a fazer Quizzes de cultura geral e decidiu assim, sem querer, que Portugal tem 18 Distritos e que a capital é Lisboa. E nós todos estes anos enganados! Quando a verdadeira intenção dos governantes era que Guimarães fosse a nossa capital administrativa. Isto anda de tal maneira que começamos a desconfiar até das audiências aqui na rádio. Cá para nós, temos um vasto auditório matinal de 900 mil ouvintes, e ninguém nos diz nada!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D