Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

09
Dez07

Hugo Chávez

condutoras de domingo
E já que estamos a falar de políticos que têm o seu próprio boneco... Hugo Chávez começou por ser um dos Destravados de eleição das Condutoras, mas agora já é maior do que qualquer rubrica de que nós nos consigamos lembrar. O homem irrita monarcas, grava discos e lança bonecos e relógios com a sua cara – e, pelos vistos, ainda vai arranjando um tempinho para politiquices, como hobby. Sócrates faz jogging nos tempos livres, Chávez é mais badocha e preguiçoso e fica-se pelos referendos.
Esta semana, Chavez mostrou que os ditadores também fazem beicinho. O presidente venezuelano não ganhou o referendo que visava fazer passar modificações em 69 dos 350 artigos que perfazem a Constituição daquele país – mostrando que o seu povo atura os seus CDs, sim senhora, mas afinal não está ali disposto a tudo.
 Algumas más línguas apressaram-se logo a dizer que Chávez “perdeu” as eleições. Mas o chefe de Estado não perdeu tempo e colocou logo tudo em pratos limpos, como que dizendo “a bola é minha por isso eu é que mando no jogo”. A culpa não foi dele. A culpa foi de todo um rol de pessoas, que passamos a citar: os eleitores, as pessoas, os cidadãos, a malta, os venezuelanos. Pronto. Como vêem, foi muita gente a fazer disparate.
Chávez considerou que a alteração de constituição não passou porque “a sociedade venezuelana é demasiado imatura e não percebeu as vantagens do novo modelo apresentado”. Pobre Chávez, rodeado por toda uma sociedade imatura que não sabe mais do que um miúdo de dez anos. E acrescentou: ao aceitar logo o resultado - mesmo que injusto - do referendo, evitou um banho de sangue entre os seus apoiantes e opositores. Portanto, este homem consegue a proeza de merecer um Nobel da Paz ainda mais do que Durão Barroso.
O nosso Hugo perdeu as eleições porque não sabe fazer as coisas. Porque não leu o “Seja Um Ditador Em Dez Práticas Lições”, das colecções Europa-América. Veja-se o Putin. Arraiais de pancada, campeões de xadrez a ver o sol aos quadradinhos (o que por si só já é um trocadilho bestial) e vitória no papo. Sem perguntas. Sem segundas voltas. Sem espinhas. Chávez só tem a aprender com seu colega de profissão Putin. Esperto é o Sócrates, que anda a reunir com ditadores de todo o mundo sempre munido do seu caderninho Moleskine onde vai tomando notas. Nunca se sabe se não vão dar jeito para convencer uma certa e determinada sociedade por vezes também ela imatura.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D