Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

02
Dez07

De Encontro ao Pára-Brisas - Drogas

condutoras de domingo
Todos os dias saem nos jornais estudos científicos, criteriosos e aprofundados que acrescentam o quê ao que nós já sabemos? Absolutamente nada. Se La Palisse tivesse uma empresa de estudos, ela operava em Portugal com certeza. Esta semana tivemos direito a duas conclusões brilhantes. Primeiro, a DECO veio anunciar que há grande disparidade de preços entre lojas. Ficámos a saber coisas incríveis como: os brinquedos são mais baratos nos hipermercados ou as tecnologias baixam de preço à medida que se vulgarizam. Ainda bem que pararam por aqui, senão ainda descobriam que o LIDL era mais barato que o Supermercado do Corte Inglês, e não sei se as pessoas aguentariam esse choque. O outro estudo pioneiro veio dizer-nos que 1 em cada 5 alunos do secundário já usou drogas. Esta é uma evidência comparável a “Refrigerante Pois É” do Continente ser ligeiramente mais barato que sumo de citrinos roxos da Sunny Delight, edição especial coleccionador. É óbvio que os alunos consomem drogas! Que outra explicação encontravam para as coisas que se passam nas secundárias nacionais? Esta gente devia passar menos tempo em laboratórios e mais em visitas de estudo. Nas C+S de Norte a Sul do País. Tudo passaria a fazer mais sentido. Querem ver? Chove na sala de aula, o tecto está prestes a cair e no lugar do quadro há uma cratera. Os alunos estão sentados, aparentemente indiferentes e felizes. Explicação? Uns charros no intervalo das 10h. Agora outra. Uma senhora de meia-idade, saia travada, casaco de malha pelos ombros e óculos com aros de tartaruga tenta falar sobre Ciências Naturais, depois de ter oferecido a todos os alunos tabletes de chocolate. Estes, ainda assim, decidem levantar-se e espancá-la até ficar inconsciente. Justificação? Mistura doméstica de speeds com Pepsi. Já se sabe que coca-cola não se vende no bar da escola, é muito caro. Tal como as sandes mistas, que são sempre restos do último lanche de Páscoa. Ainda assim, os miúdos não reclamam e devoram aquilo como quem come gambas e bebe Vermute. Claro que a entrada da refeição é óbvia: cogumelos alucinogénios. E qual a explicação lógica para tantos casos de assédio de alunas a professores de Inglês com barba incipiente e semi calvos? Ecstasy claro, a droga do amor. Quanto aos resultados desastrosos nos exames nacionais, o problema é outro. Aliás: são outros 4. É que se só um em cada 5 alunos é que se droga, ficam 4 de fora, a precisar urgentemente duma dose de LSD e respectiva alteração de personalidade, para se fazerem passar por alguém que até leu Os Maias.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D