Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

02
Dez07

Eirózinho

condutoras de domingo
O mundo literário português está num reboliço pegado. Não, não estamos a falar do duelo ao pôr-do-sol entre Vasco Pulido Valente e Miguel Sousa Tavares. Já vamos a esse. Há que ter prioridades, por isso vamos começar pelo acontecimento que numa só rajada exalta público, crítica, velhinhas reformadas e sociedade no geral: o lançamento do livro “As Crónicas do Eirózinho”. Pois é, fez-se justiça no mundo e o autor português cuja sapiência apenas pode ser comparada àquelas tiradas filosóficas que vêm nas tampas dos iogurtes vai oportunamente editar um livro este Natal. Nuno Eiró mostra que Saramago pode ter um Nobel e Agustina pode ter umas coxas ligeiramente mais esbeltas… mas ele fala de penteados e coisas assim giras como ninguém. Infelizmente esta bíblia dos tempos modernos ainda não chegou às mãos das Condutoras de Domingo, pelo que nos resta especular sobre o conteúdo do canhanho de Eiró.
Primeiro assustámo-nos com a opção pelo diminutivo “Eirózinho”, com medo que as crónicas fossem de alguma parte específica do corpo de Nuno Eiró, o que possibilitaria inquietantes relatos na primeira pessoa sobre o que é, por exemplo, ficar-se preso no fecho das calças.
Mas depois desfez-se o equívoco e percebemos enfim o carácter excepcional desta obra. As suas páginas devem encerrar reflexões sobre como é giro conviver com famílias inteiras a cantar Whitney Houston, ensaios sobre as muito espontâneas crises de choro de Bárbara Guimarães e até mesmo um prefácio sobre o look algo “espectáculo do Júlio César no Casino Estoril” que Clara de Sousa tem agora. Uma coisa é certa: “As Crónicas do Eirózinho” têm tudo para ser as “Farpas” dos dias de hoje. Com a diferença que o Ramalho Ortigão e o Eça não faziam madeixas, as bimbas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D