Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

18
Nov07

Estação de Serviço - Vida e Sonho de Um Caçador

condutoras de domingo
A nossa paragem na Estação de Serviço não podia escapar à febre do Natal. Acho que oferecer livros é sempre um valor seguro. Se forem muito bons podemos lê-los antes de dar, se forem muito maus, o melhor é escrever uma sentida dedicatória na 1ª página e esperar pelo próximo Natal, para apanhar em flagrante quem se distrai e tenha oferecer-nos o mesmo de volta. Eu sei, eu sei, os livros de cabeceira das Condutoras normalmente ficam a cargo da Inês Fonseca Santos. Longe de mim querer roubar-lhe esse pelouro. Logo eu, que até há bem pouco tempo não sabia o que era exegese. Mas a Roma Editora está a promover a Feira do Livro em sua casa, por isso não pude fugir. Quando dei por mim já tinha nas mãos o livro Malamala – Vida e Sonho de Um Caçador. O título além de poético, faz sentido. Não podia ser vida e obra do caçador porque essa é sempre devorada. Não por leitores ávidos, mas por insaciáveis comedores de alheira de caça. Esta é a verdadeira leitura de elites. Diz assim: “se é caçador ou quer oferecer um belo presente a um caçador” este livro de grande formato, profusamente ilustrado com caçadas em Moçambique é a solução! Isto coloca-me um problema. É que o entusiasmo foi tal quando o vi, que comprei logo para o meu pai. Agora, das duas uma: ou o convenço a ir no dia 25 de manhã fazer tiro aos pombos em Algés… ou terei de procurar outro membro da família que dê mais ares de caçador. O pior é que só estou a ver pessoas com cockers e salsichas. Nem um perdigueiro que seja. Mas a colecção desta editora é enorme, acho que vou arranjar prendas para todos. Por exemplo: Irene minha gentil que te partiste, sobre um marido padre e uma esposa enfermeira. E eu que achava que era “alma minha gentil” e que os padres não se casavam. Realmente, estou a anos-luz da nossa entendida em literatura! Para compensar, já arranjei o livro ideal para vos dar. Como apreciadoras de trocadilhos que são, aqui vai: A Bem Soada Gente. O prefácio promete! “Sem pena, a pena do autor rasga o papel envernizado”. Se for assim até ao fim é mesmo livro para oferecer já com as páginas dobradas e cheio de anotações. É que Flávio Vara promete: “A sátira, em divertidos jogos de palavras, ousada, não poupa nomes de alcandorados a altos postos”. E quem conjuga o verbo alcandorar merece todo o meu respeito!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D