Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

18
Nov07

O que é Nacional é Bonzinho - José Alberto Carvalho

condutoras de domingo
É verdade e há que dizê-lo sem floreados: José Alberto Carvalho foi, por um dia, pivot sem gravata. De agora em diante, a ideia é essa - banir a gravata do espaço informativo português. Gradualmente, claro, para a gravata não ficar traumatizada. Parece que o objectivo passa por testar a reacção das pessoas. Eu pergunto: como é que as pessoas reagiriam se, assim de repente, só para testar telespectadores sérios, com expectativas fundadas numa tradição milenar, o Noddy arrancasse do pescoço o lenço amarelo com pintas encarnadas? Aos olhos das crianças, tornar-se-ia Noddy um rapaz cool e, no entanto, obediente? E José Alberto Carvalho? Transformou-se ele num homem trendy e, todavia, líder de audiências noticiosas? Independentemente dos comunicados da RTP, dos posts e dos artigos escritos sobre esta delicada temática, a falência do efeito da gravata nos telejornais das sociedades contemporâneas, há, subjacente a isto, uma questão que proponho que seja discutida no próximo Prós e Contras.
.


É que,  por detrás do pivot desengravatado, existe um pobre pivot confuso, um homem sensível a quem “custou um bocadinho tirá-la, porque foi um acto consciente”(tirá-la, à gravata). Esta é a verdade, caros ouvintes, o pivot da RTP confundiu o seu espaço noticioso com o Bom Dia Portugal Fim-de-Semana. É que, há cerca de um mês, foi anunciado que o programa matinal do canal 1 passava a ser diário e, ao Sábado e ao Domingo, o “pivot masculino apresentar-se-ia sem gravata”. Ora, José Alberto Carvalho não resistiu, fraquejou: ele livrou-se da gravata em horário nobre. A gravata, mais do que os espectadores, está em choque. E o jornalista justifica-se, dizendo que a maior parte das pessoas a essa hora não deve estar a vê-lo de gravata. Isto é que é optimismo! E crença no progresso e na boa vida! Cerca de 99% das pessoas que eu conheço, às 8 da noite, ainda está presa no local de trabalho entre o computador e o nó da gravata. Mas, tudo bem, eu até aprecio a justificação e proponho que passe a regra. Assim os pivots do Bom Dia Portugal podem surgir nos nossos ecrãs de pijama, pantufas e botija de água quente a tiracolo. Isto, sim, levaria a que olhássemos mais para a substância do que para a aparência, como se deseja na RTP 1. E não creio que o bom gosto deixasse de imperar, tal como receia José Alberto Carvalho. Por nós, “o único símbolo de seriedade” no traje dos pivots bem que podia ser substituído por um peitinho bem depilado ou, em casos especiais de bíceps e tríceps definidos, por uma t-shirt branca de manga à cava.
 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D