Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

18
Nov07

A Ameaça do Pão

condutoras de domingo
A notícia caiu que nem uma bomba: todos os dias, morte espreita-nos em cada esquina. Não, não estamos a falar de passadeiras de peões, nem de estradas com duas faixas de rodagem. Se fosse uma notícia relacionada com isso, para ser mesmo uma coisa extraordinária, tinha de ser qualquer coisa como: condutor faz 50 km no IP4 e sobrevive.
Mas, então, quem são estes assassinos de que estamos a falar?
São os padeiros. Esses malandros que tentam disfarçar com as suas angelicais vestes brancas e a nuvem de farinha que os envolve. Mas na verdade, sempre que a noite cai aqueles malvados arquitectam o seu plano para acabar com toda uma nação. A sua arma? Sal à pazada. A notícia de que o pão português é o mais salgado da Europa teve moderada atenção nos meios de comunicação portugueses, claramente a leste da chacina que aqueles papos-secos representam. Mas houve uma sensata excepção: o 24 Horas. O diário apressou-se logo a fazer o merecido título “Portugueses abusam do sal e morrem por isso”.

O povo precisa de ser avisado. Anda o Governo todo preocupadinho a colocar avisos de “Fumar Mata” nos maços e não há ninguém que pegue numa carcaça e lhe espete um autocolante a dizer “Este pãozinho faz esticar o pernil”.
É essencial avisar as pessoas, que desconhecem esta realidade letal. É que num país em que o que há mais é exemplares de Pãozinho Sem Sal, é normal que as pessoas desconheçam o plano diabólico dos nossos padeiros. Por outro lado, já percebemos que esta coisa de se ser Salgado é normalmente sinónimo de problemas. Veja-se a Carolina. Será que um dia vai ser a vez do Pão Saloio lançar um livro e um filme sobre as suas angústias? Já estamos a ver a Margarida Vila Nova, no seu auge performativo, a fazer de sandes.
Mas esta calamidade do sal em excesso no pão pode ter um fim à vista. O nosso salvador? A ASAE, who else! A única entidade portuguesa que é tão competente mas TÃO competente que ameaça tornar-se uma ditadura. Para já, estão a acabar com o hábito de fazer açorda nas Misericórdias portuguesas explicando que é proibido usar pão de um dia para o outro. Perguntam os responsáveis das cantinas em pânico: “Então, mas como é que se faz açorda com pão mole?”. Responde a ASAE: “com as mãos bem lavadinhas, panrico e usando apenas tachos com o tamanho regulamentar, oh malandros”.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D