Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

28
Set07

Está a Falar de Quê? - Ricardo Azevedo

condutoras de domingo
Hoje não nos vamos ficar por aqui no que toca a “está a falar de quê?”. Vamos dar um passo mais em frente e passar para o patamar do “está a cantar o quê?”, tudo isto por causa de um “fenómeno” que agora começa a despontar no mercado musical português, muito à conta de Ricardo Azevedo. Ele fez um 3 em 1: lançou o seu primeiro álbum a solo, lançou um crédito habitação do Millenium e ainda inaugurou um novo estilo musical: o pop imobiliário, que se insere numa corrente de fusão denominada “bank hall”, por onde já passaram vultos da música portuguesa como Sara Tavares ou fantasmas como Pedro Abrunhosa.


Com o single de estreia, “Pequeno T2”, Ricardo brinda-nos com uma visão singular do universo. Deixa de lado temas muitíssimo batidos como o amor, as paixões avassaladoras ou a paz mundial, e vai directo aos valores que realmente interessam: os do spread e do imposto municipal sobre imóveis.
A música começa com um terrível pesadelo de Ricardo: sonhou que o mundo estava a acabar… o que o fez lamentar-se por tudo o que não fez e pensar em tudo o que fica por fazer. Perante este cenário apocalíptico, chega rapidamente a uma solução: “apenas tenho de virar a minha vida de pernas para o ar e procurar uma casa para eu morar”.
Parece-me lógico. Se o mundo vai acabar, o primeiro passo é virar tudo ao contrário e o segundo é celebrar um contrato promessa compra e venda dum apartamento.
Enquanto lá fora santos são arrebatados, mortos ressuscitam e Deus decide se há ou não de voltar, o que importa mesmo é estar confortável num apartamento, de preferência num lugar central e com bons acessos. E se tiver lareira tanto melhor! O cantor já pensou em tudo: “um pequeno T2, onde podemos viver os dois, com vista para o mar e um jardim”.
Nota-se que é um rapaz preocupado, e nota-se que escreve a música na fila do Centro de Emprego do Conde Redondo: “só me falta arranjar um emprego para poder estar contigo. Só contigo. Vou tentar encontrar”.
É, no mínimo, comovente, que o cantor não queira deixar esta vida na posse de dois estatutos pouco prestigiantes: o de desempregado e o de solteiro.
Aqui fica o conselho das condutoras de domingo: Ricardo, a coisa com os Ez Special não correu por aí além, tentaram o segmento dos telemóveis e foi o que foi. Hoje em dia ninguém sabe se i9 3g foi um produto da TMN ou um electrodoméstico.. Esta bela canção adivinha-se que desça nos tops tão depressa como as próprias acções do BCP, mas nem tudo está perdido: ninguém no mundo vende mais imóveis do que a Remax, junta-te a eles! Sentimos que tens potencial, para a próxima basta juntares uns dados sobre acabamentos e aquecimento central e é sucesso garantido.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D