Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

11
Nov07

Hoje Deviam Fazer Anos

condutoras de domingo
Por acaso, se calhar, esta rubrica hoje deveria mudar de nome um bocadinho. Para: “Hoje-devia-fazer-anos-e-não-é-que-faz-mesmo?”
Pois, é o S. Martinho que está de parabéns. E é das poucas pessoas que realmente merece o aniversário. É que não é nada fácil ser-se S. Martinho nos dias que correm. Por um lado, são as beatificações em barda, que fazem com que ser santo seja tão vulgar como ser autarca. Por outro, o tempo. Só costumamos falar do tempo quando estamos em elevadores e fica aquele silêncio constrangedor depois de todos terem dito “bom dia”. Mas o Al Gore e outros amigos assim têm trazido o tema para o centro da discussão, de tal modo que já deixou de ser um exclusivo de ascensor. Agora urge falar sobre clima, e além do mais é fashion. Uma pessoa que não poupa água ou separa as embalagens, pode até não ser irresponsável, mas é incrivelmente “demodé”! Ainda assim, com este debate a nível mundial sobre o estado do tempo, o S.Martinho anda nas ruas da amargura. Se houver um remake da famosa lenda de S.Martinho, desta vez o sem abrigo é o próprio santo.



Foi atirado para o fundo de desemprego, destronado, num acto bem mais cruel do que colocar alumínio no ecoponto azul. Antigamente, S. Martinho chegava glorioso em Novembro, trazendo o sol que não brilhava há meses. Agora, graças a essa nova vedeta do estado do tempo – o aquecimento global – é Verão de S. Martinho Agosto inteiro. Esteve mais calor em Outubro do que em Julho. A vaga de incêndios vai cotinuar este mês e no Natal deve haver onda de calor. No meio disto, onde fica o S. Martinho? Provavelmente fica no Terreiro do Paço, onde neste momento decorre um mega-magusto. Mais triste que ser desempregado é que as pessoas venham à nossa festa para beber jeropiga e não haja sequer um bolo de anos. E pior, pessoas que nem sabem o que é um magusto e provavelmente já não ouvem na escola a lenda de S. Martinho. No máximo, lêem aqueles resumos Europa-América com uma frase apenas: despiu a capa, ficou sol e comeram castanhas. A única consolação é que as de hoje serão cozinhadas no maior assador de castanhas do mundo. Não queremos ser desmancha-prazeres, mas não consta que os outros povos façam magustos...

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D