Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

11
Nov07

De Encontro ao Pára-Brisas - Ladroagem

condutoras de domingo
Todos nós conhecemos pessoas incompetentes na sua profissão. Cirurgiões que operam uma pessoa e deixam um bisturi e uma sandes de queijo lá dentro. Mecânicos que não distinguem um carburador de uma máquina de fazer sumos. Ministros que, enfim, se comportam como ministros. Por aí adiante. Mas é mesmo assim bizarro dar de caras com alguém que abraça um metier em clara expansão e mesmo assim falha. Estamos a falar do ramo da ladroagem.
Um ladrão foi a uma loja de produtos electrónicos gamar uma máquina fotográfica digital. Mas, como é natural, quis primeiro testar o produto. Testou uma primeira máquina e não gostou. Experimentou depois uma segunda e ficou satisfeito. E toca de levar para casa o pãozinho para a boca, no valor de 400 dólares (cerca de 277 euros). Esqueceu-se foi de um importante pormenor: como se não bastasse a câmara de vigilância ter captado tudo, o senhor fotografou-se a si próprio e deixou a sua fronha sorridente na máquina, já prontinha para a polícia descarregar. Este homem, é claro, já está preso. E o único consolo que tem é saber que o talk-shou americano, Tonight Show, já pediu o vídeo às autoridades para ser passado na rubrica dedicada aos crimes mais absurdos.
Assaltantes estúpidos são uma coisa que nos aquece o coração. São tão fofos e tão ingénuos. Imaginemos, por exemplo, um tão em voga ladrão de Caixas Multibanco. Ele gama a gigantesca máquina, arrasta-a para casa, e no dia seguinte liga para o banco com dúvidas: “isto é só ligar à corrente e já está?” ou “as nódoas desta coisa da tintagem saem com água fria?”. Ou ainda, um assaltante que apresenta o BI no balcão da sua sucursal para lhe depositarem o dinheiro todo dos reformados na conta. Ou um ladrão que gama por esticão a mala a uma senhora apenas para depois voltar para trás para lhe perguntar se a cor fica bem com os sapatos que traz calçados.
Isto pode querer dizer que está na hora de abrir cursos técnico-profissionais para os ladrões. Ensinar-lhes umas coisas para depois poderem fazer pela vida, como acontece com os canalizadores ou electricistas. Quer-nos parecer que só existe um motivo para em Portugal o Estado ainda não ter apostado numa formação do género: no que diz respeito a roubar, o Governo não gosta de ter competição.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D