Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

11
Nov07

Telheiras Sul

condutoras de domingo
Esta semana viu-se por todo o lado uma declaração de intenções, uma forte determinação: “Telheiras Sul quer ser o melhor bairro da Europa”. Os responsáveis pela candidatura fizeram até uma longa lista de atributos da zona.
Imagine-se que “tem uma igreja, quarteirões, pracetas, jardins.” Pára tudo! Isto é um bairro que tem quarteirões. E eles continuam, imparáveis: tem escola, biblioteca, estação de Metro, comércio e serviços! Apostamos que até têm um ecoponto e eventualmente um semáforo, só não quiseram que a lista se tornasse demasiado extensa.
Há também uma viagem às origens de Telheiras. Dizem os senhores: “talvez por estar tão perto das universidades, encheu-se de professores”. Ora, desde quando é que ter corpo docente nas reuniões de condomínio é bom? Malta que ouve música clássica até às 3 da manhã? Toda a gente sabe que não é boa vizinhança. Além disso, se forem professores do ensino público, já se sabe, cada vez que ele derem más notas lá vêm escada acima uma data de alunos com matracas e armas brancas e muitas ganas de bater. 
Mas, ninguém melhor que os moradores do bairro para dizerem se Telheiras Sul é ou não o melhor da Europa. Os jornalistas foram ouvi-los. Armanda Dias reagiu indignada “Melhor em quê?”, para passados 2 seg. dizer “sim, tem espaços onde se pode andar a pé, demoro sempre mais tempo do que pensava porque vou parando para conversar pelo caminho”. Cá está, tão natural como ter um marco de correio ou um caixote do lixo, é o bairro português albergar esta espécie natural protegida: as velhotas que depois de 10h na mercearia voltam sem terem comprado nada, mas sabendo tudo sobre a moça do R/C.
Já a geração mais nova, defende o bairro por outros motivos. Filipe, 20 anos, diz: “Telheiras é influente. Estávamos num campo de férias e os miúdos diziam que queriam vir a Telheiras. Não era a Lisboa, note-se!”. Nem era a Paris, nem era a Londres... Era a Telheiras! Esta é que é a verdadeira questão: Telheiras é de facto uma potência. E esta candidatura, que deixa de fora Telheiras Norte, não é inocente - este bairro é a nossa pequena Coreia. Tecnicamente, aquilo que eles apelidam de “cereja no topo do bolo” - o centro histórico - é a Pyongyang lá do sítio, em constante risco de ser palco de uma luta fratricida, opondo… claques do SLB e do Sporting, talvez. Por isso, fica aqui o voto das condutoras, para evitar uma catástrofe: não votem em Telheiras Sul para melhor bairro da Europa! Nem é pelo risco de conflito à escala mundial... ou só pelo facto de isso magoar muito as pessoas que vivem em Telheiras Norte. É só porque o vencedor poderá colocar cartazes na entrada do bairro proclamando a conquista. E isso, a nós, faz-nos lembrar as lutas do Fairy, entre Vila Abajo e Vila Arriba, para ver quem limpava tachos gigantes mais depressa.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D