Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

04
Nov07

O que é Nacional é Bonzinho - Pacotes de Açúcar

condutoras de domingo
Há pessoas que fazem tudo para que o tempo passe, como se o tempo não fosse, por natureza, um bem em vias de extinção. Mas há de facto quem sinta alguma ansiedade quando tem tempo livre e resolve ocupar-se coleccionando... pacotes de açucar. Nada de jogging, nada de DVDs, nada de livros. O melhor remédio contra a apatia é uma boa acumulação de pacotes de cristais de sacarose. Descobri isto na CUCA, sigla usada para «Colecção de Pacotes de Açucar».




Para entrar neste doce mundo basta ir a pacotinhos.net. Aqui encontra-se tudo o que contribui para a boa manutenção de uma colecção de pacotes de açucar: há séries privadas de pacotes; há inúmeros artigos à venda, daqueles que, um destes dias, a nossa Joana Marques vai encontrar na Estação de Serviço que frequenta (como, por exemplo, um essencial X-acto-porta-chaves que, ao que parece, é “a oferta ideal para todos a quem os coleccionadores pedem pacotinhos sem rasgar”); há pacotes para a troca e ainda a divulgação das datas dos encontros dos CUCOS, os coleccionadores dos pacotes de açucar. Já estou a imaginar a conversa entre dois deles: «Qué que tens aí troca? Só digo se garantires qu’arranjas aquele SIDUL ca receita de bolo de laranja. Eh pá, essa colheita foi-se toda há uns anos valentes depois duma convenção de diabéticos.» Este podia ser, de facto, um diálogo de periglicófilos. É este o nome por que respondem os coleccionadores de pacotes de açucar. Pelo menos, foi essa a conclusão de vários periglicófilos depois de apurada pesquisa. Alguns dos resultados fazem parte do artigo Crise Identitária e a Importância dum Prefixo, no qual o sócio nº8 do CLUPAC, o Clube Português dos Coleccionadores de Pacotes de Açucar, reflecte sobre o tipo de coleccionador que é. Descobriu quando chegou ao prefixo “peri”, em grego, “à volta de”, somado a “glico”, em grego “doce”, e a “filia”, em grego “amigo”. Ele é um periglicófilo! Por isso, termina o seu ensaio aconselhando todos a olharem-se no espelho e repetirem 10 vezes «Eu sou um periglicófilo» e sugere, ainda, que esta questão seja discutida em assembleia-geral. Parece-me bem, e aqui dentro do nosso carro ninguém vai voltar a deitar fora um único pacote de açucar. Porque, como se diz no pacotinhos.net, «um a um estaremos todos, cara a cara, a interagir nesta imensa comunidade. Butes lá?»

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D