Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

23
Set07

Sinais de Luzes - 23 Setembro

condutoras de domingo
Máximos
Para a Vadeca, empresa responsável pelos serviços de limpeza no Centro Cultural de Belém. Mais precisamente para a “funcionária do mês de Setembro”, que depois de semanas e semanas de estágio intenso em casas particulares, desemparelhando meias com losangos e fazendo desaparecer para sempre comandos de televisão, foi explanar toda a sua técnica para o Centro de Exposições da dita instituição. Chegou a hora do merecido reconhecimento! Maria - vamos chamar-lhe assim não por uma questão de privacidade mas de ignorância -, afinal de contas, arrumou exemplarmente o quadro “Camões” de Júlio Pomar. Fê-lo com tal aprumo que nem o governo nem a polícia sabiam dele. Nas palavras da própria: “fiz uma pequena decapagem e depois passei com o scotch brite porque tinha manchas difíceis”. O quadro, com cerca de 1.90m, foi encontrado embalado em papel de alumínio, para não se estragar. Na mesma arrecadação do CCB foram encontradas outras partes importantes do espólio artístico nacional, que há muito não eram avistadas, entre as quais a colecção completa de “Rima Infantil” de Rosa Lobato Faria, a discografia de Armando Gama e o pequeno Saúl, em pessoa. Sim, afinal está vivo. Estava apenas entalado entre um contrabaixo e restos congelados do buffet de inauguração de Berardo.


Médios
Para o conflito de enormes proporções que tem vindo a marcar a actualidade. Não o israelo-árabe mas o Matos-Alfaiate, que opõe os dois protagonistas da última série de Morangos com Açúcar: Mafalda e Isaac, que deram vida a Sofia e André. Ela abriu as hostilidades, dizendo que Isaac era fútil, ele ripostou violentamente, acusou-a de ter inveja! Para além da preocupação que sentimos pela violência latente e o poderio bélico destes dois monstros da TV adolescente, temos de tirar-lhes o chapéu e prestar-lhes a devida homenagem. É que afinal de contas ousaram ir mais longe que qualquer dos anteriores pares românticos. Se recuarmos à pré-história dos “Morangos” verificamos que Pipo e Joana nunca passaram da fase oral, com clara incapacidade de usar conceitos abstractos. Mais tarde, Ana Luísa e Simão foram capazes de reconhecer emoções básicas, mas apenas quando traduzidas em expressões faciais - sabiam dizer quando estavam contentes e tristes. Nesta linha evolutiva, Matilde e Tiago conseguiram, mais que uma vez, relacionar conceitos de universos radicalmente distintos, como a praia e o bar do Fred. Mas nunca nenhum deles se atreveu sequer a sonhar com isto, que agora André e Sofia fazem com aparente facilidade. Ela aplica-lhe um sinónimo de frívolo (ainda que não o saiba), ele mostra-se capaz de conjugar o verbo transitivo “invejar”. O elenco da 5ª série de Morangos, em início de gravações, mostra-se muito apreensivo com este elevar da fasquia. Por este andar, temem que qualquer dia os obriguem a usar algum advérbio de modo para além de… “altamente”.


Mínimos
Para “Jose”, por ter abandonado o Chelsea sem honra nem glória. Logo ele, que nos habituou ao melhor, não só do futebol mas dos thrillers psicológicos também. Do homem que comandava equipas das bancadas, com poderosos walky talkies, que enfrentou o temível Paulinho do Sporting só para rasgar uma camisola de Rui Jorge, que foi parar aos calabouços por amor à sua cadela, esperava-se mais do que uma carta de despedida e uma saída de fininho. Mesmo que tenha assinado “The Special One”, não deixa de ser fraco.
Agora, terminada a carreira como “José” – ou “Jose” - e muito visto enquanto “Mourinho” – ou “Mourino” -, o treinador deverá procurar um destino onde possa usar os nomes que lhe restam: Mário e Félix.
 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D