Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Set07

Sinais de Luzes - 16 Setembro

condutoras de domingo
Estes sinais não são para pedir ajuda, para avisar que a polícia está ali ao virar a curva, nem tão pouco porque não distinguimos a manete das luzes do limpa-parabrisas. São a nossa maneira de votar alguns acontecimentos da semana.


Máximos
Para os funcionários da RTP que estão revoltados com a cantina da estação. Imagine-se que tem filas e o acompanhamento é muitas vezes batatas fritas! Perante este flagelo, os jornalistas não tiveram meias medidas: num grupo organizado por Cesário Borga manifestaram-se violentamente, saindo em bando para… almoçar no Olivais Shopping. Perante esta forma de protesto a administração da estação pública diz-se bastante assustada e disposta a dar-lhes tudo o que quiserem, mesmo que seja couve-flor au gratin. Por outro lado, os centros comerciais lançam-se numa nova oferta de restauração: menus especiais para funcionários em greve, manifestação ou processo revolucionário. Com preços acessíveis a partir de grupos de dez e a promessa de rápido atendimento e muito esparguete cozido a acompanhar, não vá algum manifestante exaltar-se e perder a cabeça.


Médios
Para Freddy Adu, o qualquer-coisa do Benfica. Ainda não há certezas que seja jogador. Mas é pelo menos um miúdo perspicaz. Depois de ter dito que a pergunta do treinador “onde queres jogar?” foram as palavras mais maravilhosas que jamais ouviu, calculámos que nunca ninguém tenha dirigido a palavra ao pobre rapaz. Agora temos a certeza, ao ouvi-lo dizer que os futebolistas portugueses têm um QI elevadíssimo. Teme-se que esta afirmação seja catastrófica para o plantel encarnado, que funciona melhor sob insulto permanente e, de preferência, anglo-saxónico. A afluência ao departamento médico tem sido enorme: Quim queixa-se de dores intensas na nuca, Luisão de uma vontade súbita de ler Proust, e Rui Costa, acamado na maca do fundo, pergunta porque é que agora todos lhe chamam Richard Wagner. Já Petit, em declarações à imprensa, mostrou-se chocado pela possibilidade de poder haver vida inteligente na Terra, e de ele fazer parte dela. Diz que não se encontrava neste estado desde que descobriu que pitbull era uma raça de cães. A equipa não sabe se terá capacidade para entrar em campo, agora que descobriram que têm QI, mas Camacho tranquilizou-os: Adu também achava que o Benfica era “o maior clube do mundo”, por isso talvez não tenha assim tanta certeza nesta história da inteligência.


Mínimos
Para quem inventou um concurso chamado “Família Superstar”. Não os censuro por humilharem publicamente pessoas que não só acham que nasceram com uma bênção divina, como não se apercebem que Deus os castigou violentamente com um défice cognitivo. Nem sequer é por nos brindarem com criancinhas de seis anos seminuas a cantar “aperta, aperta com ela”, com coreografia incluída. Nada disso. Todas essas acções são puro serviço público, porque português que é português gosta de uma boa humilhaçãozinha para alegrar o serão (que outro motivo explicaria que ainda apoiassem uma equipa treinada por Scolari?). Precisamos de humilhação como de pão para a boca. E ainda bem que há quem a forneça em doses generosas. Vergonhoso mesmo é lançar um concurso com vencedores anunciados à partida, e que até já receberam o cheque e a viagem de prémio. Pois é, ou alguém tem dúvidas que a verdadeira família Superstar é composta por Kate e Gerry McCann?

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D