Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

28
Out07

De Encontro ao Pára-Brisas - Dumbledore

condutoras de domingo
JK Rowling foi a Nova Iorque promover o seu livro e todos sabemos que é de bom tom anunciar qualquer coisa estrondosa quando se vai aos EUA. Mesmo que as revelações envolvam feiticeiros, aprendizes ou aqueles gnomos de pedra dos jardins. A escritora revelou que o mágico Dumbledore é homossexual e está loucamente apaixonado pelo mago Grindelwald, que vencera numa batalha entre o bem e o mal. Um arrufo de namorados, no fundo, que JK justifica assim: “enamorarmo-nos pode enlouquecer-nos até um certo ponto”, dizendo que o mágico vivia “terrivelmente desiludido” por esse afecto. Os fãs de Harry Potter discutem há muito esta questão da sexualidade do director de Hogwarts. Já nem vamos perder tempo a explicar-lhes que nenhuma dessas criaturas existe. Não respiram, torna-se difícil que tenham opções sexuais… Mas isto serviu para provar que a influência dos anos vividos em Portugal na obra de Rowling é muito maior do que podíamos supor. É que todas as personagens são decalcadas de um conhecido caso nacional. Percebe-se agora que a Porto Editora tenha recusado o livro há uns anos. É que o nome na altura era “Eu, Potter”. A Escola de Magia era a Casa Pia, o terrível Voldemort em vez do sobretudo preto apostava no impermeável vermelho e pedia que lhe chamassem Bibi, e o protagonista, famoso pelas fotografias nu junto de cavalos, era na verdade Adelino Granja. Quanto a Drumbledore, recém-saído do armário, é óbvio que corresponde a… Catalina Pestana. Não está perdida de amores por um mago, é certo… mas isso é só porque entregou a sua vida a uma causa: recordar os abusos aos pequenos aprendizes de feiticeiros! É isso e inventar poções para os pés de galinha e bicos de papagaio.


Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D