Sempre ouvimos falar da chamada “lógica da batata”. Pois hoje podemos voltar a aplicar essa máxima – mas desde que a batata seja do Continente, e não de uma marca finória como “as batatas do Senhor João”. Isso porque foi esta semana notícia o facto dos Portugueses estarem cada vez mais a comprar produtos de marca branca dos hiper e supermercados. E agora a parte verdadeiramente surpreendente: os especialistas garantem que os portugueses estão a apostar nas marcas brancas porque são mais baratas e agora há crise. Ora ainda bem que o especialista desceu de seu pedestal para nos brindar com uma verdade à qual nós nunca chegaríamos. Foi um momento de partilha muito bonito, sim senhor. Qualquer dia estão a dizer-nos que quando faz mais calor as pessoas vão mais à praia e que quando o Pinto da Costa oferece mais Mon Cherries tem mais pontos no campeonato. Tudo coisas inacreditáveis.
Apostamos, que o Bloco de Esquerda ficou chocado com esta notícia. Então os portugueses andam para aí a preferir os brancos? Mau, e os produtos de outras cores e credos? E os produtos homossexuais? Moamba convivendo alegremente com o bacalhau no carrinho de todos os portugueses JÁ!
A nós não nos choca nem um bocadinho esta moda das marcas de segunda. Afinal, somos um povo que adora dirigir-se aos familiares de Quaresma ou aos chineses para comprar imitações manhosas de roupa e até electrodomésticos. Porque não imitações de comida? Uma caixa Chocapic escrito com “x” e com um cão muito mal desenhado, um Sonasol Verde que é mais para o amarelo e deixa o soalho todo corroído... É todo um mundo de oportunidades que se abre – e há que aproveitar, porque não se sabe quando é que as greves vão fazer as prateleiras esvaziarem de vez.