Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

28
Set07

Estação de Serviço - Miniaturas

condutoras de domingo
Hoje vamos abastecer a outro planeta, literalmente. O planeta Agostini. Aprende-se muito por aqui. Sobretudo quando descemos ao pormenor, que é como quem diz ao … miniaturismo! Carrinhas de distribuição, queridos carros dos anos 80, biplanos míticos… há todo um mundo em pequena escala a circular nas papelarias.
Um dos passatempos anunciados como tendo “grande tradição” é a construção de casas de praia em miniatura. Fiquei a saber que podemos recriar verdadeiros ambientes de estilo rústico numa região à beira mar. Só não vejo como é que isso será possível num T2 na Amadora, tendo em conta que a dita cuja praia ainda não vem nos fascículos. Mas em compensação vem uma pré-instalaçao eléctrica em todas as divisões. Faz sentido. Não fosse haver algum apagão e ainda ficávamos sem poder secar o cabelo ou ver televisão nesta fabulosa casa de férias, que pode ser nossa pela módica quantia de 375 euros, suavemente distribuídos em 100 fascículos. E que promete manter-se mais limpa e arrumada que o nosso time sharing no Algarve. Quanto mais não seja porque não cabemos lá dentro.
Outro conjunto que me fascina é o de damas de época. Sobretudo porque promete que o coleccionador “irá ver como um objecto frágil e delicado na sua origem se torna um elemento de grande satisfação para todos”. Nem quero imaginar que utilização propõem eles para estas bonecas de porcelana. Quero acreditar que o único uso de uma micro Madame Bovary é estar pousada em cima do naperon da televisao.
A profusão de colecções à venda leva-me a crer que não só há quem as faça, como deve mesmo haver quem acumule várias. Existem com certeza cidadãos portugueses que podem gabar-se de alojar uma Ana Karenina de 3 centímetros na sua casinha de praia, que é habitualmente sobrevoada por um biplano mítico transportando uma minúscula dama das camélias. Isto enquanto cá em baixo se passeiam saudosas carrinhas de distribuição da Danone e da Matutano, que tantas recordações lhes trazem. Aposto que estes mesmos indivíduos se assustam quando saem à rua. Com a descomunal dimensão das pessoas à escala real!
Meus amigos, não quero lançar falsos alarmes, mas já repararam que nunca há descrições nem imagens dos últimos números das colecções? O mais provável é que nunca ninguém tenha chegado lá. Eu falo por mim, que nunca passei do 12º volume do “Era Uma Vez o Corpo Humano”. Fiquei naquele fascículo do rosto e mandíbulas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D