Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

21
Out07

Dica da Semana

condutoras de domingo
Esta semana, descobrimos que a Dica da Semana tem um lado sombrio. Sim, estamos a falar daquele jornal gratuito que nos põe na caixa do correio e que é, por ventura, uma das coisas mais lidas de sempre, mais até que a própria Bíblia.
Quando folheamos o jornal de maior tiragem nacional é fácil deixarmo-nos ludibriar por elementos vão vistosos como o Ananás em Bolinhas a 99 Cêntimos ou o conjunto de peluches “Mamã Com Filhote” a 7 euros e 99. Mas se repararmos com a atenção merecida na edição número 295 deparamo-nos com uma verdade oculta no mínimo perturbadora: a Dica da Semana tem um fettish nada saudável por cidadãos com invalidez.
Atente-se: na página 7, uma notícia que nos dá conta que a “População com menor escolaridade é mais afectada por problemas auditivos”. Por certo que isto deve-se ao facto de terem levado muita chapada na cabeça, provavelmente na zona do tímpano, quando não sabiam dizer quanto é “nove vezes quatro e vai um”. Faz sentido. Vários anos seguidos de “és muita burro, pá! Toma! Pimba!” só podem ter dois tipos de mazelas graves que ficam para a vida: perder a audição ou ficar-se fã do Fernando Rocha. Um pouco à frente, na página 11, esta obsessão da Dica da Semana volta a fazer-se sentir, desta feita com o título “Pessoas invisuais não conseguem ouvir os automóveis híbridos”. A nossa primeira reacção foi: “espera lá… Mas NINGUÉM consegue ouvir o caraças dos híbridos”. Mas uma leitura do artigo evidenciou que os cegos se queixam é que aqueles carros são tão silenciosos que não os conseguem topar quando estão a atravessar a rua. Os seja, eles querem é que os híbridos façam barulho. Isso tem uma solução fácil: é só passarem a vender híbridos exclusivamente a bimbos. Estes terão sempre o sistema de som a bombar música de martelos duvidosa com tal pujança que ainda a viatura está em Castelo Branco e já o cego na Praça de Espanha se está a chegar para o passeio ou beirinha. O que intrigou as Condutoras foi: mas porquê esta pancada com surdos, invisuais e as suas limitações? Porquê, Senhores da Dica da Semana? as depois juntámos dois e dois e percebemos que se trata de marketing puro junto destes segmentos de público. É que o LIDL vende tudo… incluindo aparelhos auditivos Super Mini Amplifier e estilosos óculos escuros. No fundo, o LIDL expõe os problemas que atormentam este nicho da população apenas porque o pode ajudar a ter uma vida melhor. São uns solidários. São a Maria Barroso dos supermercados. Um bem-haja por isso. Se dão prémios Nobel a senhoras velhotas que vão de manhã às compras e quando chegam a casa são laureadas da Literatura, também podiam dar ao Dica da Semana, uma jornal que é uma referencia... para qualquer caixa de correio.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D