Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

04
Mai08

Sete Por Dia

condutoras de domingo

No que toca a orçamentos familiares, há uma célebre frase portuguesa que tudo resume: metade vai para o supermercado e metade fica na farmácia. Mas estas contas tão certinhas correm o risco de se desequilibrar, porque os idosos portugueses estão a ficar... descontrolados! É que segundo um estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa cada idoso toma, em média, 7 comprimidos por dia. Bem!!!! Toda a gente sabe que os idosos têm o péssimo hábito de empilhar comprimidos na mesinha-de-cabeceira, mas ainda não se tinham dado ao trabalho de os contar. Compreende-se que estejam habituados àquelas bolinhas, tão parecidas com as das contas dos terços. Mas sete? Um para o coração, um para os nervos, um para o colesterol, não, dois para o colesterol, um comprimido azul, se for homem, um comprimido para a dor de cabeça, se for mulher... Este cocktail de comprimidos – que há-de ser, com toda a certeza, uma mistura explosiva – mostrou que era preciso tomar... medidas! E por isso surgiu em Portugal o primeiro programa de aconselhamento sobre polimedicação, dirigido a todos aqueles que tomam, pelo menos, cinco medicamentos em simultâneo. Claro que quem nunca caiu nas malhas da polimedicação foi Mário Jardel que conseguiu, com uma só substância – a cocaína – resolver todos os seus males. As condutoras não são especialistas na matéria, mas se trata de aconselhar velhinhos a não se enfrascarem com comprimidos, também podem dar umas dicas! Para reduzir drasticamente o colesterol, por exemplo, toda a gente sabe que barrar o pão com aquela margarina que tem um coraçãozinho na tampa, é quanto basta! Ah, e se sofrem dos nervos, o melhor é desligar o aparelho, à hora do programa da Fátima Lopes!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D