Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

21
Out07

Choque Frontal - O Perdão

condutoras de domingo
Na semana em que se celebraram os 90 anos das aparições de Fátima e em que, mais do que nunca, foi enaltecido o exercício da fé, da bondade e do amor pelo próximo, fomos todos surpreendidos com a pública demonstração de um valor fundamental do catolicismo: o perdão.
E foi um perdão e peras... no valor de 15 milhões de euros. Compra de certeza umas pelas propriedades no Céu. Bom, este é um assunto que vamos discutir no Choque Frontal. 
Foi a notícia choque da semana. Não o perdão da dívida externa ao Terceiro Mundo – embora os valores envolvidos chegassem para acabar com muitas chatices num paizito de não muito grandes dimensões em África –, mas o perdão de um dívida de 12 milhões de euros a um dos filhos de Jardim Gonçalves, presidente do BCP e actual presidente do Conselho Superior e do Conselho Geral e de Supervisão.
Para quem não percebe muito de economia, embora este caso seja de matemática simples, o que aconteceu foi mais ou menos o mesmo que um filho que pede o Jaguar emprestado ao pai, para ir dar umas voltas com a namorada: bebe uns copos, entusiasma-se, espatifa o carro e, no outro dia, quando vai envergonhado dar uma desculpa idiota e entregar as chaves, o pai diz “não faz mal, filho, o pai compra outro!”  Foi mais ou menos isto, mas envolvendo 12 milhões de euros e umas desculpas ainda mais parvas.
O Banco de Portugal já está a investigar o caso e Vítor Constâncio já veio dizer que perdoar dívidas destas não é ilegal, o que é contra a lei é conceder créditos a gente da família. O que constitui o primeiro perdão a um perdão da história da humanidade.
E é uma lógica que faz muito sentido. Portanto, se bem entendemos, isto é do género: não tem mal ir fazer uma jantarada de marisco e depois sair sem pagar. Não, se o pessoa fica a arder com a conta, tudo bem. O que tem mal é, pelos vistos, deixar a pessoa entrar no restaurante. 
Jardim Gonçalves contra-ataca e, por seu lado, diz que não há nada na lei que proíba a concessão de crédito a familiares de administradores de bancos. Está certo. Por essa ordem de ideias, também não há nada na lei que proíba empréstimos a pessoas que conhecem uma prima em terceiro grau da vizinha do terceiro esquerdo do dono da mercearia onde faz as compras a empregada da limpeza da secretária do vice-presidente do presidente de um banco... que é o meu caso, por exemplo, e que me dá legitimidade para ir lá pedir o meu perdãozinho, se faz favor.
O BCP tem sofrido muitas críticas por causa deste caso mas, na verdade, isto é apenas um novo produto que o banco está a lançar. Esta semana – e isto é rigorosamente verdade – uma das condutoras recebeu uma cartinha a anunciar mais uma oferta exclusiva para os clientes Millenium. Para destacar e premiar os clientes que preferem aquele banco, o BCP desenvolveu o Programa Preferência, com um lote de fantásticas condições financeiras. A avaliar pelo prospecto, é de facto, um pacote com excelentes opções, que permite ter descontos e poupanças e créditos e... De maneira que decidimos tentar a nossa sorte e aderir a este novo produto. Não conseguimos. É que de facto isto chama-se Programa Preferência, o que quer dizer que dão preferência a filhos de administradores... ou a quem tenha Jardim, ou pelo menos Gonçalves, no nome. Nunca uma campanha publicitária fez tanto sentido, não a da galinha e dos filhinhos pequeninos, mas a do banco do Cristiano Ronaldo. É que de facto, quem não tem pais ricos vai ao BES. Quem tem papás ricos e na administração vai ao BCP.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D