Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

20
Abr08

De Encontro ao Pára-Brisas - Papa World Tour

condutoras de domingo

Há várias formas de apreciar a religião-espectáculo. Há quem goste de reuniões de Cura Interior no Templo Maior da IURD, ali em Chelas, há quem prefira convidar as testemunhas de Jeová a entrar e tomar um cafezinho, há quem se pele por um discurso inflamado do Padre Vítor Melícias. Eu gosto mais de entretenimento mainstream por isso deixo a religião made in Portugal e concentro-me no Papa World Tour. É a verdadeira feira popular da religião, melhor que Fátima a 13 de Maio. Nesta digressão nos EUA todas as áreas do lazer vão ser cobertas. Para os amantes da moda, nada melhor do que ver a indumentária do Papa, sempre atento às últimas tendências. A brancura das vestes a contrastar com o vermelho dos sapatos, num compromisso entre Rita Red Shoes e Noddy. É soberbo, e caso para dizer: “The Pope wears prada”. Para os aficionados do automobilismo, não há momento mais alto do que a entrada no Papa Mobile, que deixa felizes também os coleccionadores de banda desenhada. É que ficamos sempre à espera que apareça Robin, um fiel ajudante do Papa, e arranquem a grande velocidade. Aliás, o próprio nome do Papa dava para personagem animada, embora faça lembrar mais o universo dos Moto-Ratos de Marte. Joseph Ratzinger. Também dá para estrela pop. Já estou a ver “Ratzinger and the innocent criminals”. Nome de encher estádios não é? É mesmo. Que o itinerário do Papa inclui um encontro com jovens universitários e duas missas campais, no Estádio Nacional de Washington e no dos Yankees. Isto corresponde a uma actuação na semana académica e dois concertos – no Jamor e no Alvalade XXI. No Estádio de Washington foram precisos mais de 500 trabalhadores, para cobrir a relva de soalho e construir um altar gigante, com fundo dourado e um crucifixo. Esta malta toda dava para montar uma dúzia de Vilar de Mouros e Sudoestes, e em poucos minutos despachava cenários para os próximos 100 Globos de Ouro, que obedecem ao mesmo género. Mas eu não sou pessoa de gostar da música só pelo barulho. Gosto de ouvir a letra, por isso interessa-me o que diz Bento XVI. E já avançou novidades em 1ª mão “os pedófilos não podem ser padres”. Ai não? E agora? Anda aí muita gente ao engano. Como é que Ratzinger pretende fazer a triagem? Num inquérito à entrada do seminário, tipo de alfândega, para saber ao que vêm? “Pleasure or business?”. Numa versão mais eclesiástica: “vocação ou perversão?”. Evitava-se assim que Padres Fredericos por esse mundo fora errassem na escolha da carreira. É tudo uma questão de falta de informação, e é profundamente triste ver jovens enveredar pela profissão errada. Uma última pergunta: para quando Ratzinger no Rock in Rio?

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D