Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

13
Abr08

De Encontro ao Pára-Brisas - Prémios

condutoras de domingo
Há uma nova teoria da evolução: começa nos hamburgeres do McDonalds, passa pela fase telemóvel e termina no dinheiro vivo. É a teoria da evolução dos prémios para os bons alunos e tem sido posta em prática nos Estados Unidos. Ora, nós aqui nas Condutoras de Domingo andámos a meditar e achamos que esta política devia ser aplicada em Portugal. Desde logo porque passávamos a ter alunos menos hipócritas, capazes de assumir de uma vez por todas que se estão a borrifar para o “gosto de aprender” e apenas querem ser recompensados pelas suas eventuais boas notas, assiduidade e bom comportamento. Porém, há que agir com cautela na transposição destas medidas para o nosso país, até porque esta parte das “boas notas, assiduidade e bom comportamento” torna-a assaz complicada. Seriam apenas meios para atingir um fim interesseiro e, como é bem sabido, aquilo em que se andam a especializar os alunos portugueses é nos fins interesseiros. Assim sendo, quanto mais aliciantes estes forem, mais sucesso terão estas medidas entre nós. Ou seja, há que esquecer de imediato os hamburgueres do McDonalds. Só têm contras. Custam um euro, coisa que se consegue sem trabalho e com o singelo abanar de um parquímetro. E, pior, engordam, o que arruina os looks teens dos nossos alunos de liceu: nem elas iam caber nos jeans Bershka nem eles iam conseguir manter as calças na zona da anca de onde se avista metade dos boxers, porque simplesmente deixavam de ter anca. De igual forma, desaconselhamos a fase telemóvel. É bem sabido que estamos a atravessar um período delicado no capítulo «O telemóvel na história do ensino português» e, uma vez que nos Estados Unidos os telefones portáteis oferecidos aos alunos estão equipados com sistemas de envio de sms pelos professores, a probabilidade de esta política falhar entre nós aumentaria cerca de 99%. Em apenas um dia, os professores seriam certamente insultados com “risonhos” em posições pornográficas, enviados em mensagens com uma profusão tal de “Ks” que nem o acordo ortográfico conseguirira reabilitar. Por isso, e tendo em conta, por um lado, o estado das finanças públicas e, por outro, o nível do ensino nacional, concluímos que o melhor é recompensar os bons alunos, os se portam bem e que têm «Excelentes», com notas de 100 euros. É a única maneira de o Estado não gastar muito dinheiro com isto e de, para além disso, combater a criminalidade. Será o fim dos sacos de moedas gamados aos taxistas; será o fim dos assaltos a velhinhas no metro. Ser aluno, afinal, é mesmo a mais nobre profissão do mundo.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D