Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

13
Abr08

Está a Falar de Quê - Paris Hilton

condutoras de domingo
Aqui há uns meses, correu mundo um vídeo do Youtube no qual uma muito platinada candidata a Miss Teen USA declarava que havia falta de mapas em zonas pobres dos Estados Unidos, causando um débil conhecimento de geografia por parte dos menos privilegiados. Na altura a rapariga foi muito gozada, mas quer-nos agora parecer que o único problema da moça foi ser demasiado optimista: pelos vistos, os mais ricos também não têm posses paras comprar um mapa, um atlas ou uma lexicopédia do Circulo de Leitores. Só isso explica a frase proferida por Paris Hilton quando chegou com o namorado a Joanesburgo:
“Eu amo a África em geral, a do Sul e do Oeste. São grandes países” .
Comecemos por fazer justiça: é bonito proclamar amor por África. E no caso de Paris Hilton apostamos em como isto não é só dito da boca para fora – de certeza que ela já amou mesmo alguns africanos. Só não sabemos é se há vídeos para o provar.
Quanto à África do Sul, é bom saber que Paris aprecia o país de Nelson Mandela. Claro que se ela o vir na rua vai dizer “olha, aquele não era o Morpheus do Matrix?”. E devo pensar que “apartheid” é o nome de um rapper. Mas enfim, também não se pode ser exigente. Paris tem uma vida muito agitada e não lhe sobra tempo para andar para aí a ver o Quem Quer Ser Milionário para aprender umas coisas de cultura geral.
Agora o que nos causa alguma confusão é essa menção a um país obscuro que pelos vistos dá pelo nome de África do Oeste. E nós aqui a pensar que toda a costa oeste do continente africano tinha para cima de 16 países, incluindo os PALOPs Cabo Verde e Guiné Bissau. Claro erro. Foi preciso vir a Paris Hilton para apreendermos que não é bem assim. Uma grande salva de palmas para a África do Oeste, essa nação cheia de esquimós, com os Gipsy Kings como hino nacional e com capital em Torres Vedras.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D