Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

13
Abr08

Skins

condutoras de domingo
A semana que passou levou-nos de volta à barra do tribunal, com duas histórias muito semelhantes: o de Maria das Dores, criminosa do jet-set, e o de Mário Machado, líder dos hammerskin. E semelhantes porquê? Porque ambos têm que ver com descriminação – no caso de Maria das Dores contra maridos, no de Mário Machado contra negros e imigrantes em geral. E em ambos os casos, também, está na cara quem tem culpa. Mário Machado, com outros 35 elementos de extrema-direita, são acusados de discriminação racial, posse ilegal de armas, distribuição de propaganda nazi, entre outras coisas ligeiras. O advogado de defesa diz que o processo tem “contornos políticos” e que eles estão a ser condenados “pelo que são” e “não pelo que fazem”. Dito assim, até soa bem... mas, como é que se pode “ser” sem se “fazer”? Ou, quer dizer, que isto do racismo e da xenofobia é tipo por níveis – só a partir de três enxertos de porrada a, pelo menos, mais de 5 imigrantes de etnias diferentes é que começa a contar? Durante o julgamento, Mário Machado defendeu a compra legal de armas como forma de salvaguardar a segurança dos nacionalistas. Faz todo sentido. Para já porque, como se sabe, os skins é tudo uma gente muito franzina e frágil, que mal se consegue defender. Depois, porque o imigrante é um bicho que ataca muito, sobretudo quando tem fome, para já não falar do individuo de cor, que dá cá com cada dentada! E assim, ficava de uma vez por toda justificada cada rixa nacionalista contra “essa escumalha de fora”: “legítima defesa, senhor doutor juiz, legitima defesa.” 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D