Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

06
Abr08

De Encontro ao Pára-Brisas - LIDL

condutoras de domingo
Nos 2 últimos anos, as Lojas LIDL na Alemanha contrataram detectives privados para controlar os hábitos dos trabalhadores. Através de câmaras foram registadas informações tão fascinantes como a do empregado que só tinha 85 cêntimos de saldo no telemóvel ou o outro que tem amigos drogados. Nós pensávamos que a eficácia e rigor alemães só se reflectiam na qualidade dos iogurtes, mas errámos. Os directores do LIDL defendem esta atitude com a necessidade de controlar os furtos dentro das instalações, e pediram desculpa, para o caso de algum empregado se ter sentido “pessoalmente atingido”. Bem, assim de repente, não nos parece muito agradável ter um relatório inteiro a nosso respeito. Demonstra alguma atenção, e até carinho mas na prática assemelha-se à daquelas mães de adolescentes que abrem a correspondência, espiam as conversas na net e os perseguem para as discotecas. Tudo pelo bem deles, claro! Esta malta do LIDL eleva o termo picuinhas a todo um novo patamar. Ninguém diria, a avaliar pelo caos que se vive naquelas prateleiras, em que facilmente uma sobremesa láctea convive com umas peúgas antracite, ambos na zona dos enchidos. Mas se relembrarmos outra das histórias da semana, percebemos que eles são… como dizer? Meticulosos! Cá em Portugal processaram Nazaré Gomes, uma senhora de 70 anos, por ter roubado um creme hidratante no astronómico valor 1 euro e 36 cêntimos. Ao que parece, a senhora quis pagá-lo na altura, mas eles preferiram chamar a GNR. Realmente tem promoções fantásticas, este LIDL. Uma pessoa vai lá fazer as compras do mês e habilita-se a ganhar um processo-crime, ou uma biografia completa e detalhada. Incluindo um inventário sobre o conteúdo da mala, a cor das meias e a saudação com que atende o telefone. Acho que deviam até passar a anunciar estas coisas na Dica da Semana, em vez daquelas manchetes com carne para grelhar. As duas histórias têm um factor comum: o recuo no último momento. A ladra velhota, que já tinha passado a fase de inquérito e ia ser julgada, viu a queixa ser retirada na véspera. Quanto à espionagem, logo agora que tinham ali uma ideia com pano para mangas, para um reality show, desistiram. A coisa podia crescer, montar-se um confessionário junto aos congelados, contratar uma Teresa Guilherme mais barata, tipo marca branca, e até votar em quem saía do LIDL. Podíamos fazer tanta coisa, e o máximo que faremos é ir comprar enlatados. E sorrir muito. Porque além de estarmos a ser filmados podemos estar a ser avaliados. Não estranhe se na próxima ida às compras, a funcionária da caixa lhe der os parabéns e levantar uma plaquinha a dizer “oito”, como na patinagem artística. 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D