Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

06
Abr08

Destravados - Rui Alves

condutoras de domingo
Uma das características mais proeminentes de um português é o adorar dizer mal do seu próprio país e do seu povo. Talvez seja por isso que saem tantas notícias nas quais somos constantemente colocados na cauda da Europa: os jornalistas sabem que o cidadão comum até se baba com mais achas para a fogueira. Claro que esta auto-flagelação nacionalista só é permitida a quem é português – se vem um estrangeiro reclamar que escarramos para o chão e que passamos à frente nas filas, já está o caldo entornado. Mas o que dizer quando o acérrimo crítico de Portugal é um português... mas que pensa que é estrangeiro?
Rui Alves é presidente do clube de futebol Nacional da Madeira e disse esta semana em entrevista que não gosta de portugueses, da língua portuguesa nem da cultura portuguesa. Alves assume defender a independência da Madeira e já decidiu que em 2011 faz as malinhas e abandona o país. Somos solidárias com a tortura deste homem: o que lhe deve custar detestar a língua de Camões e ter de a falar todos os dias para se fazer entender. E ter de recusar uma cultura que lhe é imposta, não podendo assim ouvir ter o prazer de ouvir uns UHF ou uns Quinta do Bill. Não podendo sequer comer uma patanisca de bacalhau, sabendo que isso seria abraçar um símbolo de uma nação que nada lhe diz.
Rui Alves não denunciou para que país pretende emigrar em 2011. Mas as Condutoras têm uma sugestão: já que está tão habituado a regiões insulares, porque é que não se pira para a ilha do “Lost”? Não só ele se vê livre das portuguesices, como nós nos vemos livres dele. Soprando no nosso balão de destravadice, o presidente do Nacional acusa 2.3 no sangue. Não sabemos foi se ele percebeu esta informação, porque enquanto nós falávamos português ele só discursava em klingon.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D