Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

23
Mar08

Condução Defensiva - Chocolate

condutoras de domingo
Já aqui foi dito várias vezes que a tradição deixou de ser o que era. Ora, nas épocas festivas, este problema torna-se ainda mais agudo e real, deixando os mais sensíveis aos bons costumes literalmente de rastos. Sobretudo quando se deparam com um misto de instrumentalização da Páscoa e da literatura, uma verdadeira embrulhada pascal que, na realidade, como muitos dos fenómenos desta nossa desbragada actualidade, não tem grande explicação. Tanta conversa para falar de um fenómeno blogosférico recente. Pelo menos, recente para mim e julgo que para todas as condutoras, todas elas demasiado ocupadas com as coisas úteis da vida para prestarem atenção a estes fenómenos. O que acontece é que há por aí gente na blogosfera que, usando como pretexto a Páscoa, faz listas de livros que contêm a palavra... Vejam lá se adivinham. Cristo? Não! Ressurreição? Não! Folar? Não, mas estamo-nos a aproximar a uma velocidade vertiginosa. Pronto, OK, eu digo: chocolate.

Chocolate é a palavra que movimenta uma série de gente. Para além dos gulosos, os que não têm mais nada que fazer a não ser recomendar livros para as férias da Páscoa que contenham a palavra chocolate. E, apesar do desinteresse da tarefa, esta “movida pascal” tem regras: nada de livros de receitas! O que, do meu ponto de vista, é algo contraditório, uma vez que quem faz listas só pelo prazer de fazer listas devia ao menos tirar algum partido disso. Um livro de receitas com chocolate, que ensina a cozinhar com este saboroso ingrediente, daria certamente alguns frutos, como um bolo de brigadeiro, um coulant ou coisa que o valha. Mas não! Nestas listas, não há cá espaço para receitas; é mesmo uma lista inútil que recomenda que, nesta Páscoa, sejamos todos felizes ao ritmo da leitura das palavras de Laura Esquível, Joanne Harris, Katia Canton e por aí fora. Ou seja, uma quantidade de literatura tão doce que enjoa e pode inclusivamente provocar o vómito. Eu recomendo que, em nome de uma feliz, saudável e santa Páscoa, fujam desta lista a sete pés. Se ela se cruzar no vosso caminho virtual, se ela vos surgir num mail, a ideia é essa mesma, a da fuga. Mal por mal, sempre será melhor ficarem em casa a folhear o Pantagruel da avó, criando uma antologia pessoal de receitas para a Semana Santa. Depois, claro, de cumprirem a vossa missão pascal, oferecendo aos afilhados uma edição especial d’A Minha Primeira Bíblia Ilustrada. Isso, sim, seria honrar a tradição.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D