Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

14
Out07

Sinais de Luzes - 14 Outubro

condutoras de domingo

Máximos

Para a Irmã Lúcia, que continua a marcar pontos, apesar do pequeno pormenor de ter… morrido. O bispo de Coimbra anunciou que o seu processo de beatificação poderá avançar antes de se cumprirem os 5 anos após a morte, que o Direito Canónico impõe. Estamos perante uma autêntica velocista do clero, que reúne “todas as condições” para ser elevada a santa, e está a receber um tratamento semelhante ao de João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá, dois conhecidos corredores de fundo. E é assim, com tamanha ligeireza, que esta recordista da religião deixa para trás os dois primos, Jacinta e Francisco, que neste momento se aproximam mais de uma Marion Jones, por estarem envolvidos num longo processo que mete médicos e averiguações. Só que em vez de doping está em causa… diabetes. A alegada cura miraculosa de uma criancinha através da televisão que transmitia a beatificação dos pastorinhos, está a pôr em causa o apuramento para a grande final da canonização. O mais provável é que o miúdo estivesse apenas com um pico de glicemia. Como não têm medalhas, o máximo que Jacinta e Francisco podem devolver são… milagres. É isso que lhes pede a Congregação para as Causas dos Santos: que façam um milagre que não ofereça dúvidas. Enquanto fazem exercícios de aquecimento, apostamos que a irmã Lúcia vai atingir a meta, e cortar a fita com a calma seráfica de uma… Vanessa Fernandes.


Médios

Para Fátima Lopes, que ataca em todas as frentes literárias. Começou por “Amar depois de amar-te - a história de três mulheres com vidas totalmente diferentes e uma atitude em comum: a busca da felicidade”, uma coisa inaudita, nunca antes vista – pessoas que querem ser felizes! Seguiu-se uma obra mais arrojada ainda, “Um pequeno grande amor”, com declarações absolutamente extravagantes, como: “o amor por um filho não é fácil de descrever, sente-se todos os dias”. Fátima, você é uma verdadeira visionária! Com este nível de elaboração crescente, é claro que esperávamos que o terceiro volume trouxesse revelações bombásticas. E traz mesmo. Tais como: “pode disfarçar pequenos buracos na parede com pasta de dentes”. Nesta obra, “Truques e Dicas – os Conselhos do Fátima” os factos inéditos sucedem-se a ritmo impressionante. Numa página Zé Freixo explica “os segredos da carne”, noutra fica o aviso “cuidado com o Donaltim” (no qual preferimos não pensar mais), nas seguintes, Maya “revela tudo, mas mesmo tudo, o que acontece aos legumes e o que o futuro reserva aos utensílios”… Por este andar, teremos em breve um livro de Fátima Lopes em todas as estantes da Fnac. Do livro prático à poesia, passando pela divulgação cientifica, no qual este último volume se insere, claramente. Quanto mais não seja porque deixa no ar a questão: “sabia que eles têm animais de estimação e também se afligem quando lhes cai uma nódoa no fato?”.


Mínimos

Para Jozséf Szabó, treinador do Dínamo de Kiev, que disse esta semana que “as mulheres são um flagelo para os jogadores de futebol”. E, ao que sabemos, os ucranianos nem têm tanta saída como os portugueses. O que diria este “mister” se precisasse de ter em conta o jogo de cintura de uma Diana Chaves, no momento de definir a táctica da equipa, se tivesse que dar chicotadas psicológicas (e não só) a uma Marisa Cruz ou uma Isabel Figueira… ou se visse meio plantel entregue aos cuidados do departamento médico, lesionados por entradas de carrinho de acompanhantes de luxo? Farto de derrotas, o treinador tomou uma atitude drástica: trancou os atletas no centro de estágio para impedir qualquer contacto com esposas e namoradas, que descreve como “grande desastre para o futebol, por não entenderem que os homens têm um trabalho duro a fazer”. As condutoras são da opinião de que elas sabem isso muito bem, estão apenas a treiná-los ao mais alto nível para que possam ser multitarefas! De que serve afinal ter em casa um Quaresma que só sabe cruzar de trivela? Temos para nós que isto é um complot desportivo contra as mulheres, já que Fernando Alonso está quase a ser expulso da McLaren por ter ficado em casa com a namorada em vez de ir à festa do patrão, e ter estado apenas vinte minutos na festa do patrocinador, retirando-se para ir comer pizza no hotel. Até já se fala de um substituto para ocupar o seu lugar, o alemão Nico Rosberg, que, segundo a imprensa, tem as características ideais: é jovem, poliglota, tem boa aparência e mãos firmes. Calculamos que estas mãos firmes sejam para segurar copos em festas. Sim, porque para agarrar a namorada não são certamente.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D