Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Mar08

Choque Frontal - Jack, o Decapitador

condutoras de domingo
Há mais um nome para juntar à lista dos mais procurados do Mundo. A seguir a Bin Laden, ao raptor de Maddie, ao criminoso de Sacavém e Oeiras e àquele senhor que roubou um lava-tudo no Lidl de Xabregas, aparece Jack, o Decapitador de Anúncios. Longe vão os tempos em que havia um estripador a sério, de luvinhas de cabedal, a assassinar prostitutas pelas ruas de Londres. A prostituição pode até ser a mais velha profissão do mundo, mas não tem o mesmo charme e impacto de ser publicitário. Por isso, este criminoso do século XXI, em vez de estripar gente de carne e osso, estripa anúncios. Isto sim, pode ser chamado de crime de colarinho branco. Daqueles engomados com goma e tudo. Não que o seu autor tenha um grande estatuto social – o mais certo é ser um estudante do Chapitô lá de Londres, mas porque não tem de lavar daí as suas mãos. É uma actividade criminosa bem limpinha, que em vez de armas brancas, faz uso de Photoshop. Quanto às vítimas, não faz distinção: podem ser grandes outdoors ou contracapas de jornais. Este londrino promete ser um digno sucessor de Maria Antonieta, no manejar da guilhotina. É que nos últimos tempos já deu cabo do sarampo ao protagonista do Bee Movie, ao velhote da Kentucky Fried Chicken, à modelo da Moet&Chandon e ao David Beckham. Já que demonstra grande aptidão para o ofício, nós temos um pedido a fazer. Sem abandonar o filão “jogador de futebol”, podia dar um saltinho a Portugal e danificar uns cartazes que temos por cá. São do BPN e mostram Luís Figo vestido de trabalhador do comércio. Não como os da banda rock, mas como aqueles que trabalham no Colombo e só têm 15 minutos para almoçar. Num dos anúncios temos Figo com uma camisa prateada e avental, a fazer de empregado de restaurante. Noutro, vemo-lo numa sapataria, encostado de forma displicente ao balcão. Está mesmo a pedir para ser despedido. Ou então para ser decapitado pelo temível Jack, manchando de sangue a imaculada lojinha. Figo nesta campanha diz “Se este fosse o meu negócio, eu apostava na conta BPN Negócios”. Isto é má publicidade. Todos nós sabemos que Figo já tem o seu negócio, e que o dito cujo só subsiste porque há lá aquele gorducho chinês a trabalhar de sol a sol. A cozinhar salsichas e feijão. Assim também nós. Não é preciso abrir conta nenhuma, basta sub-contratar mão-de-obra asiática. Como neste momento estamos mais inclinadas para o ramo anglo-saxónico, vamos mas é chamar o tal Jack, e pedir-lhe que de caminho decapite também o Jorge Gabriel do cartaz do Millenium. E o Pedro Couceiro, que cozinha num anúncio da Caixa Geral. E o outro, que acha que é dono dum banco! Enfim, decapitar a banca é um sonho de qualquer português!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D