Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Mar08

Estação de Serviço - Gatinhos

condutoras de domingo
Eu acredito que há uma grande fatia da população que padece de figuras de estilo. A sério. Quase toda a classe política sofre de paradoxo grave, os modelos e apresentadores de TV apresentam claros sintomas de sinédoque – a parte pelo todo, a PJ e os juízes padecem de hipálage, atribuem constantemente a um ser uma qualidade ou acção que logicamente pertence a outro. E pronto, esta é a fase em que vocês pensam “já a perdemos”. Isto não era uma paragem descontraída na estação de serviço? Para eu falar de objectos inúteis? Era. E é. Mas tinha que fazer este intróito assim – usando a palavra intróito e tudo – para vos expor a minha teoria. Os responsáveis dessa grandiosa loja que é a Dmail também têm maleitas graves. Contraíram animismo. Atribuem qualidades humanas a todos os animais. Esta doença é acompanhada normalmente de febres altas e de utilização excessiva de diminutivos. Vamos lá analisar estes casos clínicos mais detalhadamente! Encontramos no catálogo um porta óculos Gatinho, apresentado como a forma mais elegante para trazer os óculos sempre connosco. E dão mesmo instruções: “Pode pendurar este terno gatinho de metal dourado no seu casaco ou na sua camisola”. Já estão a ver o género de psicose não é? Terno gatinho de metal… Pior só quando falam dum amoroso ursinho recheado com lã sintética, muito simpático para tapar frinchas. Vamos lá ver… É um bocado de tecido, não tem capacidade para amar. Outra sugestão destes senhores é um fantástico peixe porta-relógios. Que é, dizem eles, a maneira mais original de ter os relógios em exposição. Não sei se concordo. Se em vez de pregar na parede este peixe em borracha rígida, pregarmos um robalo ou um salmão, daqueles a sério, acho que estamos a ser bem mais inventivos. Mas a patologia desta malta tem incidência sobretudo nos gatos. Gatinhos, aliás! Para o exterior propõem porta vaso com gatinhos, que “representa um gatinho que se aproxima do bordo e outro que estende a patinha”. Para tornar a nossa casa mais saudável, nada melhor que humidificadores de cerâmica branca, com a forma de simpáticos gatinhos. “Pendure-os no radiador e darão um toque de alegria a cada divisão.” Não sei que noção de alegria terão estas pessoas. Só sei que mete gatinhos e é bem distante da minha. Para me converterem a esta gatinhofilia, só há uma coisa a fazer. Oferecerem-me um porta anéis em tecido escocês bordado à mão… Em forma de quê? Gatinho, claro! Fiquem atentos porque a Dmail promete nos próximos tempos pôr mais espécies animais ao serviço do Homem. Para quê apadrinhar mamíferos no jardim zoológico se podemos adquirir animais tão amáveis e tão úteis?

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D