Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Mar08

De Encontro ao Pára-Brisas - Até Chovem Cães

condutoras de domingo
Os anglo-saxónicos têm uma expressão para os dias muito chuvosos que reza “it´s raining cats and dogs” – ou “estão a chover cães e gatos”. Daí o não termos estranhado muito ao vermos esta semana no nosso adorado 24 Horas o título “Até chovem cães”. Achámos que se tratava de mais uma menção a um qualquer alerta amarelo ou fushia às pintinhas por causa do mau tempo. Mas não: o jornal referia-se mesmo ao animal, ao melhor amigo do homem. É mesmo um aglomerado de pêlos, cauda, focinho e coleira que caia do céu. E como é isto possível? Por causa de algo que já parece um desporto nacional: atirar coisas da Ponte 25 de Abril. A Junta de Freguesia de Alcântara contabiliza já rodas, latas, garrafas, jantes de camião, tinta e pedras no top de tralhas mais atiradas ponte abaixo. Mas até já mesmo um cão foi alvo do mesmo trato. Pensamos que só pode ter sido, por certo, obra de uma alma caridosa e bem intencionada. Ouvem-se tantas campanhas a apelar para que as pessoas não abandonem os animais nas beiras das estradas, que alguém resolveu ser cumpridor e atirar antes o cão pela borda fora – em vez de ficar especado na dita estrada. Assim, em pleno Tejo, o bicharoco não morria de sede e podia ainda comer uma ou outra nutritiva tainha para sobreviver. E talvez crescer-lhe uma cauda extra, fruto de uma divertida mutação causada pelo estado da água. Veja-se Marcelo Rebelo de Sousa, que andou lá a dar braçadas e até hoje não consegue dormir mais de quatro horas.De fora da listagem do 24 Horas ficou outra coisa que cai imenso da ponte: os suicidas. E estes sim, são de uma poluição escandalosa. É que se uma pessoa encontrar um pneu a boiar, pode com ele fazer um lindo baloiço para as crianças ou uma base para vasos. Mas agora que raio de utilidade tem o corpo sem vida de um vendedor de seguros encornado que resolveu ir desta para melhor? Em Domingo de maratona na ponte, as Condutoras não querem de deixar de apelar: por favor, não atire o queniano que vai à sua frente ponte abaixo. O fair play é uma coisa muito bonita ... e dar-lhe com a lata grátis de bebida energética na tola serve perfeitamente.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D